Atenção, INSS pode cortar o seu benefício! Confira 5 motivos que podem levar a isso e veja em seguida como se prevenir.
Uma das maiores preocupações dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é ter seu benefício cortado. Em decorrência dos procedimentos realizados pelo órgão que localizam benefícios com indícios de irregularidade.
No entanto, medidas preventivas adotadas podem evitar o bloqueio e dor de cabeça. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Programa de revisão de benefícios do INSS
O intuito do desenvolvimento do programa de revisão de benefício do INSS está na localização de benefícios previdenciários irreguladores ou fraudados. Mais conhecido entre os segurados como pente-fino, se trata do principal procedimento adotado para suspensão de pagamentos indevidos.
Por exemplo, quem rebe algum benefício por incapacidade e precise passar por uma reavaliação da condição de saúde, pode ter o benefício bloqueado pelo pente-fino, para passar pelo procedimento. Considerando outros motivos que você confere abaixo:
Leia em seguida: INSS: Quem tem direito ao Auxílio Doença? Veja como solicitar
1 – Falta de prova de vida
Aposentados e pensionistas, podem ter seu benefício suspenso ou cancelamento pelo INSS, por falta de prova de vida. Isso porque, mesmo que tenha passado a ser automática através do cruzamento de dados, desde janeiro, podem receber uma notificação sobre a necessidade de fazer a comprovação.
Portanto, aquele que for notificado por não constar informações na base de dados do governo federal e deixar de fazer a prova de vida, vai ter seu benefício bloqueado até a regularização da sua situação, podendo gerar o cancelamento.
Leia em seguida: Vitória para os aposentados: Confira mudanças na FOLHA DE PAGAMENTO DO INSS
2 – Pente-fino
Como mencionamos, o pente-fino, serve para que o INSS localize benefícios irregulares ou fraudados. Dessa forma, o beneficiário que for notificado, precisa cumprir uma determinada exigência.
Deixando de cumprir ou não comparecendo à unidade do órgão para regularização, seu benefício vai ficar bloqueado.
3 – Não sacar o benefício
Os beneficiários que não movimentarem o seu salário de benefício por mais de dois meses, podem sinalizar ao INSS que faleceram, gerando, assim, a suspensão dos pagamentos.
Por isso, movimentar a conta, é uma das formas de evitar ter o benefício bloqueado.
Leia em seguida: IMPERDÍVEL: JUSTIÇA MANDA INSS PAGAR MAIS DE R$606 MILHÕES PARA APOSENTADOS
4 – Faltar na perícia
Aqueles segurados que vão solicitar ou já recebem um benefício por incapacidade como, por exemplo, o auxílio-doença, podem receber uma notificação do INSS para passarem por uma perícia médica. Procedimento que integra a operação pente-fino.
Deixando de agendar a perícia no caso de convocação ou não comparecer se houver agendamento, o seu benefício vai ser suspenso pelo órgão.
Leia em seguida: Pessoas com tuberculose podem se aposentar? Veja agora
5 – Recursar a reabilitação
O segurado que recebe benefício por incapacidade temporária ou permanente, em caso de indicação de reabilitação profissional pelo INSS, após realização da perícia médica, ao se negar, vai ter seu benefício suspenso.
Leia em seguida: Empréstimo consignado: Como funciona e como posso solicitar?
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!