Dentro do país temos pessoas atuando em modalidades distintas de trabalho. No meio disso, temos o MEI, que é uma modalidade de empresa mais populares no Brasil.
Nesse sentido, o método de trabalho conta com prós e também contras. Por conta disso, muitos começam a ter questionamentos. Um dos mais comuns apresentados é se pode prestar serviços de carteira assinada e ter MEI ao mesmo tempo.
Afinal, pode ter carteira assinada e ser MEI?

Acima de tudo, é de suma relevância compreender que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a que governa o serviço com carteira assinada. Ou seja, no método de trabalho citado o empregado está toda hora monitorado por um empregador.
Leia mais: CNH: Quem Será Beneficiado com o Fim do Documento? Nova Lei Define!
O empregador em si torna-se o grande responsável pela efetuação do pagamento do salário e segura o INSS. Por outro lado, o MEI é considerado um método empresarial que possui uma contribuição mais fraca ao INSS.
Com isso, é extremamente fundamental apontar que o MEI não cria uma ligação de emprego, ou seja, um empregado que possui carteira assinada possui a liberdade de se tornar um MEI caso deseje sem problemas algum.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Servidor público pode se tornar MEI?
Dentro do âmbito dos servidores públicos federais, podemos concluir que todos que fazem parte deste grupo não podem serem MEI. A sanção já é vigente e todos os servidores públicos devem estar cientes disso.
Leia mais: Atenção: Confira agora os 8 Cuidados para a Saúde dos Idosos – Não Perca
Entretanto, no caso dos servidores públicos tanto estaduais como os municipais isso depende de um fator em particular. Todos possuem a obrigatoriedade de analisar o estatuto do servidor ou legislação aplicada.
Detalhes a serem observados antes de investir no formato de MEI
É muito importante salientar que certos benefícios originados da previdência ficarão automaticamente indisponíveis depois da confirmação do MEI. Entre eles podemos destacar o Auxílio-doença, salário maternidade e Aposentadoria por invalidez.
Leia mais: Bolsonaro Inicia Ação Judicial contra Lula – Saiba Tudo!
Da mesma forma, benefícios assistencialistas também podem ficar cancelados como: Seguro desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Prouni.
Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!
Veja Também: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!