NOVO LIMITE DO CONSIGNADO DO INSS JÁ ESTÁ VALENDO – Confira
Aposentados e pensionistas do INSS agora podem contar com valores ainda melhores para empréstimo consignado, veja a seguir todas as mudanças que já estão em vigor!
Há poucos dias saiu a notícia que o teto de juros dos empréstimos consignados reduziu para 1,84% após a Selic reduzir novamente. O novo teto já está em vigor desde o dia 23/10, segunda-feira. Assim, veja como está o empréstimo com a nova taxa máxima, quanto custa e como pedir.
Queda dos juros no empréstimo consignado do INSS. O que passa a valer agora?
A taxa de juros mensal do empréstimo consignado caiu de 1,97% para 1,84% ao mês, bem como a taxa de juros do cartão de crédito consignado passou de 2,83% para 2,73% ao mês.
Nesse sentido, é possível encontrar todas as taxas de juros aplicadas pelos bancos em transações de empréstimo consignado. Para isso, basta acessar o app ou site Meu INSS para descobrir a média das taxas de juros apresentadas.
Leia mais: SAIU nova lista de quem não Precisa mais fazer perícia INSS – Veja agora
Essa nova medida tem a ver com o novo conjunto de regras determinadas para proporcionar maior transparência nas informações a serem prestadas aos beneficiários pelos bancos. Assim, os beneficiários poderão realizar empréstimos mais conscientes, bem como selecionar a instituição que apresenta mais vantagens!
Para encontrar as informações basta verificar na plataforma Meu INSS, disponível como site, ou app para Android e iPhone. Em seguida, é preciso fazer o login com a conta gov.br com CPF e senha.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quanto posso emprestar?
O valor máximo que um aposentado, pensionista ou beneficiário do BPC pode comprometer do salário é 45%. Desse total, 35% é destinado a transações de empréstimos, 5% para o cartão de crédito, bem como, 5% para o cartão de benefício.
Além disso, o aposentado pode fazer um contrato de até 84 meses para quitar o valor das parcelas. Assim, o idoso tem até 7 anos para usufruir o benefício oferecido pelos principais bancos do país.
Nesse sentido, o número de parcelas vai variar conforme a situação em que o beneficiário se encontra. Então, entram no cálculo variáveis como a idade do beneficiário, em outras palavras, quanto mais ele for velho, menos parcelas ele conseguirá.
Exemplo: vamos voltar um pouco no tempo, digamos que o salário mínimo ainda custa R$ 1.302 (salário mínimo de abril), as parcelas do consignado, dessa forma, podem comprometer até R$ 455,70 por mês do seu salário.
Como liberar o consignado?
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS com os dados da sua conta gov.br;
- Clique em “Novo pedido”;
- Em “que atendimento você deseja?”, procure por “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”. Ao final, opte por “desbloquear”;
Leia mais: Saiu lista: Aposentados não precisam pagar essas dívidas- Agora é lei
- Leia com cuidado as regras e pré-requisitos e depois, clique em “avançar”;
- Envie os documentos e preencha os dados solicitados. O INSS ainda pode pedir outros documentos e uma autorização assinada, se necessário.
- Para receber atualizações sobre o andamento do pedido por email, informe um endereço válido. Também pode acompanhar o processo pelo telefone 135.
- O prazo para análise e desbloqueio do benefício é de, em média, 30 dias corridos.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!