O governo brasileiro aprovou recentemente uma importante modificação nas leis que regem a previdência social. A alteração, que possibilita a antecipação da aposentadoria, é uma excelente notícia para aqueles que desejam encerrar suas carreiras mais cedo. Essa nova medida traz flexibilidade e um alento para o futuro financeiro dos trabalhadores brasileiros.
As diretrizes atualizadas tornam possível que, agora, determinados grupos de profissionais possam se aposentar sem a necessidade de atingir a idade mínima que era anteriormente necessária. Isso se aplica a mulheres com pelo menos 30 anos de contribuições e homens que tenham contribuído por no mínimo 35 anos.
Quem beneficia-se com a nova política de aposentadoria?
A mudança é uma notícia animadora principalmente para aqueles que começaram a trabalhar mais cedo e contribuíram continuamente. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a flexibilização das regras permite que esses trabalhadores, que contribuíram de forma intensiva durante sua vida laboral, possam requerer a aposentadoria sem cumprir o critério da idade.
Como a Fórmula 86/96 influencia no planejamento previdenciário?
Com a nova reforma, o antigo Fator Previdenciário foi substituído pela Fórmula 86/96. Essa nova regra soma a idade do trabalhador ao tempo de contribuição, demandando que mulheres atinjam 86 pontos e homens, 96. Esta mudança visa proporcionar mais controle ao trabalhador sobre o momento de sua aposentadoria, ao mesmo tempo em que busca preservar a saúde financeira do sistema previdenciário nacional.
Passo a passo para solicitar a aposentadoria antecipada
- Documento de Identificação com foto (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência
- Carteira de trabalho
- Extrato do FGTS
Após a coleta desses documentos, o próximo passo é entrar em contato com o INSS. Isso pode ser executado por meio do site ou aplicativo ‘Meu INSS’, ou diretamente nas agências físicas. Na plataforma digital, além de iniciar o processo, também é possível monitorar a solicitação sem necessidade de deslocamentos.
Conheça as diferentes modalidades de aposentadoria oferecidas pelo INSS
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Aposentadoria para professores por tempo de contribuição
- Aposentaria por idade (urbana e rural)
- Aposentadoria especial
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria para pessoa com deficiência (por idade e por tempo de contribuição)
Com essas opções disponíveis, é crucial que cada trabalhador avalie sua situação e faça um planejamento detalhado para sua saída do mercado de trabalho. Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente através do INSS, o que assegura que todos os requisitos sejam cumpridos para o aproveitamento dessa nova medida.