Ser mãe é o sonho de milhões em todo o Brasil, mas, mesmo assim, muitos desconhecem o auxílio previdenciário que se destina às novas mães, o chamado Salário-Maternidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! Veja aqui quem são as mamães que podem usufruir deste benefício, qual o valor e muito mais!
Veja aqui:
- Quem tem direito ao salário-maternidade?
- Quais as regras para receber o salário-maternidade?
- Como solicitar o benefício?
Quem tem direito ao salário-maternidade?
Infelizmente, nem toda mulher pode receber o salário-maternidade do INSS. O salário-maternidade é um benefício previdenciário destinado a garantir a proteção à maternidade e conceder uma renda à mulher durante o período em que ela estiver afastada do trabalho devido ao parto ou adoção de uma criança.
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Veja abaixo quem recebe o benefício:
- Mulheres que trabalham com carteira assinada;
- Contribuintes individuais, facultativas ou MEI;
- Desempregadas;
- Empregadas domésticas;
- Trabalhadoras rurais;
- Cônjuge ou companheiro em caso de morte da segurada.
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Quais as regras para receber o salário-maternidade?
Veja abaixo quais são os requisitos para receber o benefício:
- Para quem trabalha com carteira assinada: Deve-se estar empregado formalmente na data do afastamento, parto ou adoção para automaticamente entrar em licença-maternidade;
- Para quem não tem carteira assinada: Precisa se enquadrar como Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial da Previdência, além de cumprir o prazo de carência de 10 meses de contribuição ao INSS antes de pedir o benefício;
- Para quem está desempregado: Pode ser necessário cumprir de 5 a 10 meses de carência antes do parto, do afastamento ou da adoção, variando com a situação.
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Como solicitar o benefício?
Pode-se solicitar o benefício até 28 dias antes do parto ou 90 após. O benefício pode ser facilmente solicitado pelo MEU INSS, aplicativo ou site, com alguns cliques.
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Veja abaixo o passo a passo para solicitar o auxílio:
- Primeiramente acesse o site ou aplicativo do “Meus INSS”;
- Em seguida, selecione a opção “salário-maternidade”;
- Agora selecione “solicitar” e depois “agendamento”;
- Por fim, digite seu CPF e preencha o formulário;
- Prontinho, sua solicitação já foi enviada ao INSS!
Quem trabalha com carteira assinada deve buscar diretamente o empregador ou o setor de RH (Recursos Humanos) para assim solicitar o benefício.
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