Um dos principais benefícios para o trabalhador CLT é o seguro-desemprego, que tem o propósito de fornecer uma ajuda financeira para o trabalhador que foi demitido sem justa causa. No entanto, muitos não sabem como solicitar o seguro-desemprego.
O benefício é dividido de 3 a 5 parcelas, dependendo do tempo que o trabalhador ficou na empresa, e os valores variam de R$ 1.412 a R$ 2.824,00 conforme o salário mensal recebido. A seguir, veja mais detalhes sobre como pedir esse benefício.
Seguro-desemprego quem tem direito?

Tem direito de receber o seguro desemprego o trabalhador que:
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- Trabalhador formal e doméstico que foi demitido sem justa causa, incluindo casos de dispensa indireta (quando o empregado “dispensa” o patrão);
- Trabalhador formal com o contrato de trabalho suspenso para participar de curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
- Pescador profissional durante o período do defeso (quando a pesca não é permitida, visando a proteção dos animais);
- Trabalhador resgatado da condição análoga à escravidão.
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Como solicitar seguro-desemprego
É possível dar entrada no seguro-desemprego de três formas diferentes: através do Portal Gov.br, usando o app Carteira de Trabalho Digital (no Android ou iOS), ou pessoalmente.
Pelo site
Acesse o Portal Emprega Brasil:
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- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
- Marque as opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Clique em “Continuar”;
- Baixe o app Gov.br no seu celular (disponível para iOS e Android);
- Clique em “Ler QR Code” e aponte para o código na tela do seu celular;
- Em seguida, clique em “Fazer reconhecimento facial”;
- Posicione seu rosto no círculo na tela do seu celular e tire uma foto clicando no ícone da câmera;
- No computador, confirme seu CPF e nome completo. Clique em “Continuar”;
- Escolha entre e-mail e celular para receber o código. Clique em “Continuar”;
- Digite o código recebido e clique em “Continuar”;
- Por último, crie uma senha, confirme-a e clique em “Continuar”.
Para solicitar o seguro-desemprego:
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- Clique em “Seguro-desemprego” e, em seguida, em “Solicitar seguro-desemprego”;
- Informe o número do requerimento do seguro-desemprego (o número de dez dígitos consta no formulário entregue pelo empregador) e clique em “Localizar”;
- Siga as instruções apresentadas.
Pelo app
- No botão “Cadastrar”, preencha com seu CPF, nome completo, número de celular e e-mail;
- Selecione as opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”;
- Toque em “Continuar”;
- Responda às perguntas pessoais, como ano de nascimento e nome da mãe;
- Valide o cadastro pelo link recebido no e-mail ou pelo código enviado por SMS;
- Por último, crie uma senha.
Para solicitar o seguro-desemprego:
- Informe o CPF e a senha cadastrada, e clique em “Entrar”;
- Vá para a seção “Benefícios”;
- Acesse o seguro-desemprego e selecione “Solicitar”;
- Insira o número do requerimento do seguro-desemprego (o de dez dígitos encontrado no formulário entregue pelo empregador) e clique em “Localizar”;
- Siga as instruções apresentadas.
Presencialmente
O atendimento presencial ocorre nos locais das Superintendências Regionais do Trabalho, após marcar um horário pela central 158.
Consultar seguro-desemprego
É possível consultar o seguro-desemprego pelo CPF. O processo é simples, e você fazer pelo Portal Emprega Brasil, ou pela Caixa. Confira:
Portal Emprega Brasil
- Acesse o site do Portal Emprega Brasil;
- Faça o login utilizando as informações do Gov.br;
- Selecione a página “Seguro-Desemprego”;
- Clique em “Consultar Seguro-Desemprego”;
- Pronto, agora você terá acesso às informações buscadas.
Caixa Econômica Federal
- Entre no site da Caixa Econômica Federal;
- Digite “Seguro-Desemprego” no ícone de pesquisa (uma lupa);
- Selecione o botão do Portal Cidadão;
- Digite seu CPF e faça a validação por email;
- Clique no botão “Seguro-Desemprego“;
- Pronto, basta clicar em “Consultar parcelas” e terá acesso a todas as informações do benefício.
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