Após tantas dúvidas por parte da população russa, o resultado da eleição para presidente do país finalmente saiu. Vladimir Putin confirmou o seu grande favoritismo ao vencer o confronto, ou seja, mantendo-se no poder até 2030.
Segundo a Comissão Eleitoral Central da Rússia, Putin contou com aproximadamente 87% dos votos, com cerca de 60% dos distritos eleitorais apurados até por volta das 18h15 do domingo (17). O momento já estava sendo esperado com base nos resultados de pesquisas de boca de urna revelados após o final da votação.
Deseja estar a par de todos os detalhes sobre como foi as eleições na Rússia? Então continue atentamente com a leitura abaixo!
Favoritismo indiscutível de Putin
O grande favoritismo de Vladimir Putin foi confirmado depois de três dias da votação que iniciou na última sexta-feira (15) e finalizou no domingo por volta das 15h. Cerca de 8 milhões de cidadãos votaram online.
Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito
A grande realidade é que Putin não contava com concorrentes fortes o suficiente para o superar. Classificados como fantoches, os outros três candidatos, todos deputados, votaram a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e até fizeram declarações públicas apoiando Putin.
“Maior país do mundo em área territorial e com uma população de 141 milhões de habitantes, a Rússia adotou a votação em três dias para dar conta de regiões com 11 fusos horários diferentes. São cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos convocados a votar nos territórios ocupados por tropas russas”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
24 anos no poder
Vladimir Putin já está no comando há 24 anos, ele é o presidente mais longevo da Rússia desde Josef Stalin. Desse modo, o atual presidente terá a oportunidade de superar os praticamente 30 anos de Stalin na presidência.
Leia mais: Governo divulga como conseguir CNH gratuita em 2024- Veja o passo a passo
Além disso, no ano de 2020, Putin alterou a Constituição com o intuito de poder permanecer no cargo até o ano de 2036. “A maior parte dos políticos de oposição foi presa, e alguns deles morreram em circunstâncias obscuras, como Alexei Navalny e Boris Nemtsov. Outros, como Garry Kasparov, foram classificados como terroristas e deixaram o país.”
“As eleições russas não são para valer: trata-se só de uma “cortina”, e não algo real, e acontecem porque a Constituição determina que é preciso realizá-las”, explicou Lenina Pomeranz, professora da USP especialista em economia russa. “Putin controla as eleições para continuar no poder”, completou ela.
Economia russa
No exato momento em que a Rússia decidiu atacar a Ucrânia, os países do ocidente cortaram relações econômicas e exigiram sanções a quem negociasse com os russos. Porém, as indústrias militares evoluíram.
Leia mais: Governo abre inscrição para receber bolsa atleta de mais de R$ 500- Confira como se inscrever
Do mesmo modo, a Rússia também está conseguindo vender petróleo para alguns consumidores de suma importância, como os na Ásia, por exemplo. A economia do país deve crescer cerca de 2,6% neste ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Durante a sua campanha, Vladimir Putin prometeu subsídios do governo para famílias jovens, principalmente com filhos, para que todos possam adquirir casas. Ele também afirmou um investimento maior em saúde, cultura, ciência, esportes e política contra a pobreza.
Gostou do conteúdo? O Jornal JF oferece notícias sobre o INSS, política, entretenimento, economia e diversos outros assuntos para mantê-lo sempre atualizado. Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se sempre atualizado!
Veja Também: 13 salário antecipado – Confira as datas
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!