A prova de vida do INSS é um procedimento anual obrigatório para todos os aposentados e pensionistas deste instituto. Essa ação é fundamental para garantir a continuidade do recebimento do benefício e evitar fraudes. Este artigo tem como objetivo informar sobre as mudanças e atualizações na prova de vida do INSS em 2023, bem como as orientações aos aposentados. Fique atento e saiba o que mudou no procedimento!
As mudanças na prova de vida do INSS ocorreram devido à pandemia de Covid-19 e medidas de flexibilização para os beneficiários. Atualmente, o processo de prova de vida é realizado de forma diferente do que em anos anteriores e não será necessário deslocar-se até agências bancárias. Confira as formas como essa prova será feita.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que é necessário para a prova de vida do INSS em 2023?
Com as novas atualizações, a prova de vida deve ocorrer por meio do cruzamento de informações e dados dos beneficiários nos sistemas do Governo Federal.
Essa mudança visa facilitar a vida dos aposentados e pensionistas, principalmente daqueles com dificuldade de locomoção ou com comprometimento da saúde. As formas de prova de vida em 2023 incluem:
Leia mais: Aposentadoria por Hanseníase: Entenda Direitos, Requisitos e Documentação Necessária
- Comprovante de votação em eleições;
- Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Acesso ao app ou site Meu INSS, com login selo ouro (biometria reconhecida);
- Registro de vacinação;
- Perícia médica no INSS;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Emissão ou renovação de documentos pessoais, como carteira de motorista e passaporte;
- Alistamento militar;
- Atualização do Cadastro Único;
- Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito ou de segurança pública;
- Contratação de empréstimo consignado, feito pelo reconhecimento biométrico.
Quais os prazos para realização da prova de vida do INSS em 2023?
O beneficiário deve realizar a prova de vida em até 10 meses após seu aniversário. A INSS notificará os usuários em caso de não realização da prova de vida através de diversos meios de comunicação, como o aplicativo Meu INSS e caixa eletrônico.
Leia mais: INSS: 13º salário dos aposentados já tem data de pagamento confirmada? Veja agora
Após ser notificado, o aposentado terá um prazo de 60 dias para comprovar que está vivo e apto a receber o benefício. Se ainda assim a prova de vida não for realizada, um servidor público deverá ser enviado ao endereço do beneficiário. Caso a situação não seja regularizada em 6 meses, o benefício será cancelado.
O que as mudanças na prova de vida do INSS significam para os aposentados?
As novas atualizações facilitam a vida dos beneficiários do INSS, já que o processo tornou-se mais simples e dispensa a necessidade de ir até uma agência bancária.
Leia mais: Revisão da Vida Toda do INSS: Descubra Quem Pode Se Beneficiar e Como Solicitar a Ação Judicial
A realização da prova de vida através do cruzamento de dados dos sistemas do Governo Federal torna mais prático e seguro para os aposentados e pensionistas, garantindo a continuidade do recebimento do benefício e contribuindo para um melhor controle do INSS diante de fraudes e irregularidades nos pagamentos.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!