Você já entregou sua declaração do imposto de renda (IR) 2023? Entregar a declaração com antecedência é uma das melhores formas de garantir uma restituição mais ágil. Os pagamentos da restituição do imposto de renda começam em breve, ainda este mês de Maio.
Confira:
- O que é a restituição do imposto de renda?
- Como receber a restituição mais rápido?
- Acompanhe o status da sua declaração do imposto de renda;
- Quando vou receber a restituição?
O que é a restituição do imposto de renda?
A restituição do imposto de renda refere-se ao valor que é devolvido ao contribuinte quando ele pagou mais impostos do que realmente era devido ao longo do ano fiscal. No Brasil, esse processo ocorre por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
Leia em seguida: ATENÇÃO: Descubra o MOTIVO pelo qual ESTE grupo NÃO terá direito ao 13º salário do INSS – Informação IMPERDÍVEL!
Ao fazer a Declaração de Ajuste Anual, o contribuinte informa todos os seus rendimentos e deduções permitidas por lei, como despesas médicas, educação, pensão alimentícia, entre outras.
Com base nesses dados, é calculado o imposto devido. Se ao longo do ano o contribuinte já tiver pago mais impostos do que o valor calculado na declaração, ele terá direito à restituição.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como receber sua restituição mais rápido?
Uma das formas de agilizar a restituição é entregar sua declaração de forma antecipada. Quanto mais cedo você entregar, mais cedo ela será processada, podendo então pagar a restituição nos primeiros lotes.
Evite entregar a declaração com inconsistências, uma vez que correções e outros problemas podem interromper o processamento da declaração, o que resulta em uma restituição tardia.
Leia em seguida: PIS PASEP paga valor com AUMENTO; Veja AGORA quem receberá esse NOVO BENEFÍCIO!
Não se esqueça também de cadastrar corretamente a conta corrente onde a restituição será depositada, evitando assim problemas ou atrasos na restituição.
Veja mais no site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/restituicao-do-imposto-de-renda
Acompanhe o status da sua declaração
É possível acompanhar o status da sua declaração de imposto de renda no site da Receita Federal. Verifique regularmente para saber em que fase está o processamento e se há alguma pendência.
O primeiro lote da restituição está previsto para o dia 31 de Maio, dia em que se encerram os prazos para declarar o IR em 2023. Se você já entregou sua declaração de 2022, é possível realizar a consulta por duas vias:
Leia em seguida: Conheça os Direitos e Benefícios do Estatuto do Idoso: Garantindo Qualidade de Vida aos 60+
- No aplicativo de Imposto de Renda Pessoa Física;
- No site da consulta restituição IRPF.
Caso hajam problemas na sua consulta, você pode utilizar o canal Fale Conosco da Receita Federal para tentar solucioná-lo ou realizar sua consulta.
Quando vou receber a restituição?
- 31/5 – Primeiro lote de restituição do imposto de renda.
- 30/6 – Segundo lote.
- 31/7 – Terceiro lote.
- 31/8 – Quarto lote.
- 29/9 – Quinto e último lote.
Leia em seguida: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: Quem tem direito e como funciona
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!