Confira a medida que o Governo Federal pode adotar para iniciar a perícia por telemedicina feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja em seguida!
Está em preparação uma licitação pelo Governo Federal visando a implementação da telemedicina em perícias disponibilizadas pelo Instituto.
Segundo o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Cunho, essa opção deve começar a fazer parte dos serviços oferecidos pelo órgão no segundo semestre de 2023. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
INSS deve implementar perícia por telemedicina em breve
O intuito do governo em implementar a perícia por telemedicina está em reduzir a fila de espera como, por exemplo, do benefício por incapacidade, antigo auxílio-doença que cresce a cada dia. No mês de abril, o número de solicitações de perícia médica chegou a 1,054 milhão em espera.
A recomendação da implementação partiu do Tribunal de Contas da União (TCU), diante o resultado positivo que um projeto-piloto para perícia médica por tele-avaliação desenvolvida no ano passado trouxe. Contribuindo, dessa forma, para a celeridade na realização das perícias.
Leia em seguida: IMPERDÍVEL: JUSTIÇA MANDA INSS PAGAR MAIS DE R$606 MILHÕES PARA APOSENTADOS
Contudo, a perícia por telemedicina, por ser online, conta com resistência por parte de associações de peritos e do Conselho Federal de Medicina. Inclusive, em 2022, foi vedada uma resolução que impedia que avaliações de capacidade trabalhista fossem feitas remotamente.
De acordo com dados da Previdência Social, o maior número de solicitações que formam a fila de espera, estão concentradas nas regiões mais carentes do Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Conforme a Secretaria, o crescimento está relacionada ao número de solicitações crescente e a quantidade de peritos para realização da análise. Contando também com instabilidades de sistemas.
Leia em seguida: Pessoas com tuberculose podem se aposentar? Veja agora
O que é a perícia médica?
A perícia médica seja ela presencial ou por telemedicina que pode chegar em breve, se trata do procedimento obrigatório feito por um médico perito habilitado do Instituto.
Nesse sentido, o intuito é a comprovação da existência de uma condição ou doença que incapacite o segurado para o trabalho de forma total ou parcial.
Por meio da perícia médica, ocorre a concessão ou prorrogação do auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez. Dessa forma, o médico perito é quem vai verificar se o segurado está ou não incapacitado para o trabalho.
Leia em seguida: Pessoas com tuberculose podem se aposentar? Veja agora
Como agendar a perícia médica do INSS?
Enquanto a perícia médica por telemedicina não está valendo, você pode agendar para fazer presencialmente em uma agência da Previdência Social. Confira em seguida o passo a passo:
1.° – Acesse o Meu INSS;
2.° – Selecione a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
3.° – Escolha a opção que desejar se inicial ou de prorrogação do benefício;
4.° – Informe os dados necessários para fazer o agendamento.
Leia em seguida: ATRASADOS DO INSS: Afinal, quem tem direito?
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!