Em torno de 5 mil servidores do INSS devem analisar e atender uma média de 45 mil solicitações na fila de espera. Veja em seguida mais informação.
A Semana Nacional Previdenciária finaliza no dia 19 de maio. Para marcar essa data, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu um mutirão para dar celeridade nos requerimentos de licença-maternidade que estão na fila de espera por mais de 30 dias.
Em torno de 5 mil servidores devem participar para analisar e atender uma estimativa de 45 mil solicitações.
De acordo com Glauco Andre Fonseca Wamburg, presidente interino do INSS, o intuito do mutirão que ficou denominado como “Mobilização de Análise Especial de Salário-maternidade (Maes)”, busca o cumprimento da política destinada às mulheres. Reduzindo o prazo para concessão da solicitação em menos de 30 dias.
Nesse sentido, o ofício estabelece que devem ser priorizados os requerimentos com exigência cumprida ou vencida, além dos pedidos que foram distribuídos, mas não tiveram nenhuma movimentação. Ou que não contem com algum responsável pela análise e os solicitado pelo período superior a 30 dias. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
INSS: licença-maternidade
Os segurados que por um período precisam se afastar do trabalho por motivo de nascimento do filho, aborto espontâneo, adoção (criança com até oito anos) ou em caso de guarda judicial, vai ter direito a licença-maternidade oferecida pelo INSS.
Leia em seguida: Aposentadoria por Invalidez: Quem tem direito e como solicitar?
O benefício também é acessível aos casais homoafetivos e de pai de criança em que a mãe faleceu durante o parto. Nesse sentido, em todas as situações, se faz necessário comprovar a carência mínima. Que nada mais é que o tempo de contribuição que corresponde a 10 meses para o contribuinte individual, facultativo ou segurado especial.
Todavia, os segurados empregados, inclusos os domésticos e trabalhadores avulsos, estão dispensados de comprovar a carência, para conseguir a concessão da licença-maternidade do INSS.
Leia em seguida: Auxílio Doença do INSS: Quem tem direito e como solicitar?
Como solicitar a licença-maternidade?
Existem duas formas para fazer a solicitação da licença-maternidade, pela Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ou pelo site e aplicativo Meu INSS. Dessa forma, aos que busca mais facilidade e praticada, confira abaixo o passo a passo para fazer o pedido pela internet:
Leia em seguida: Revisão da Vida Toda do INSS está ameaçada? Entenda
1.° – Acesse o Meu INSS;
2.° – Clique em “Novo Pedido”;
3.° – Na barra de pesquisa digite “Salário-maternidade”;
4.° – Preencha os campos necessários, sigas as instruções e anexe os documentos solicitados;
5.° Por fim, basta esperar a análise da sua solicitação.
Leia em seguida: Como emitir extrato de Empréstimo Consignado? Confira
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!