Operação já prendeu mais de três suspeitos nas cidades de Betim e Lagoa da Prata, e combate fraudes contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já somam R$ 12,3 milhões em prejuízo para a autarquia. Esta é mais uma das quadrilhas especializadas em golpes contra aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS.
Quadrilhas especializam-se em aplicar golpes nos aposentados e pensionistas
Com o aumento no número de smartphones e celulares, aumenta também o número de idosos, aposentados e pensionistas conectados nas redes. Graças a aplicativos como o MEU INSS, diversos serviços do órgão agora realizam-se na palma da sua mão, sem dirigir-se às agências lotadas.
Todavia, com mais usuários, estes tornam-se também vítimas em potencial para quadrilhas especializadas em aplicar golpes e fraudes nos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia em seguida: FINALMENTE: Quando vai ser liberada a margem social do INSS? Veja agora
Esta semana em Belo Horizonte (MG), cinco mandados de busca e apreensão cumpriram-se contra suspeitos de aplicar golpes e fraudes contra o INSS, em nome de supostos aposentados e pensionistas.
Este não é o primeiro bando preso em 2023; mais cedo este ano, em evento noticiado até em reportagem do fantástico, uma quadrilha foi presa por vender ”kits de fraude”, onde divulgava dados de aposentados e pensionistas para facilitar a aplicação de golpes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como funciona a fraude
Segundo a Polícia Federal, os suspeitos presos em Belo Horizonte criavam pessoas fictícias, com certidões de nascimento, identidade e comprovantes fraudados, com objetivo de solicitar benefícios fraudulentos no INSS.
Leia em seguida: Oficial: REVISÃO DA VIDA TODA: Quem tem direito e quando vale a pena solicitar?
Através da investigação, diversas pessoas inexistentes que recebiam benefícios do INSS encontram-se identificadas, com um prejuízo estimado em R$ 12,3 milhões. Este grupo também aplicava o golpe de ”ressuscitar” aposentados, onde solicitava benefícios em nome de segurados já falecidos.
Um dos presos era estudante de medicina, e utilizava os valores desviados do INSS para pagar sua faculdade.
Proteja-se de golpes
Uma boa dica para não cair em golpes como este é desconfiar sempre. O INSS não entra em contato para oferecer empréstimos com taxas especiais ou para oferecer serviços que burlem o processo de aposentadoria.
Leia em seguida: Acaba de sair: CALENDÁRIO OFICIAL DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DO INSS; Confira
Desconfie de contatos onde solicitem suas informações, dados, documentos ou biometria.
“O INSS não manda WhatsApp pedindo confirmação de dados. Nós temos os dados do segurado. Os nossos canais oficiais são “Meu INSS”, 135 e as nossas agências espalhadas em todo país por meio das quais ele pode tratar diretamente conosco”, diz Glauco Wamburg, presidente do INSS.
Veja o vídeo: Vitória dos aposentados! 13º Salário antecipado!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!