Atenção beneficiários do INSS! O aumento de 25 % na aposentadoria é possível e pode ser a grande saída para seus problemas financeiros.
Quem recebe determinados auxílios do INSS tem direito ao acréscimo de 25 % no seu benefício e deve buscar seus direitos. Confira na matéria completa como garantir esse dinheiro extra.
Quem tem direito a receber aumento de 25 % na aposentadoria do INSS?
Primeiramente, este aumento confirmado de 25 % na aposentadoria, pretende ajudar na qualidade de vida quem recebe aposentadoria por invalidez. Assim, essas pessoas podem contratar cuidadores ou investir na sua qualidade de vida.
Leia em seguida: CUIDADO COM O QUE VOCÊ POSTA! Foto em rede social serve de prova para o INSS!
Além disso, é possível cuidar também da manutenção de medicações e tratamentos que melhorem a saúde do beneficiário. No entanto, esse aumento não é automático. É preciso passar por uma perícia médica para confirmar a necessidade de um cuidador e garantir o aumento na aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem tem direito a aposentadoria por invalidez
Para ter a aposentadoria por invalidez pelo INSS, é preciso que o solicitante seja diagnosticado como pessoa com deficiência (PCD) ou estar com o processo de reconhecimento em andamento dentro do Instituto. Além disso, é preciso exercer atividade remunerada por no mínimo 1 ano nos últimos 36 meses, antes da data do requerimento.
Leia em seguida: O PRAZO ESTÁ ACABANDO! Como tirar extrato do INSS para o imposto de renda 2023
Ainda, é preciso comprovar que está incapacitado para trabalhar nas suas atividades profissionais anteriores. Essa incapacidade pode ser por doença, acidente ou até mesmo por má reabilitação para o retorno das atividades laborais.
Contudo, é obrigatório que haja contribuição de pelo menos 12 anos à Previdência Social antes do requerimento da aposentadoria.
Existem doenças que aposentam automaticamente
Ainda que haja a exigência de contribuição previdenciária, existem casos específicos que concedem a aposentadoria automaticamente. Confira abaixo as doenças que entram nesse cenário, segundo o site oficial do Governo Federal:
Leia em seguida: PENTE FINO INSS 2023: Descubra como evitar a perda de seu benefício e garanta seu pagamento!
- Cegueira total;
- Perda de nove ou mais dedos das mãos;
- Paralisia dos dois braços ou pernas;
- Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
- Doença que deixe a pessoa acamada;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia em seguida: Veja agora: Qual é o melhor lugar para conseguir empréstimo consignado? Confira a lista de bancos
Para analisar a possibilidade de aposentadoria, busque o INSS pelo site ou aplicativo Meu INSS, Também é possível se informar pelo atendimento via telefone no número 135. Busque seus direitos e garanta seus benefícios mensais.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!