O pente fino do INSS de 2023 (Instituto Nacional do Seguro Social) trata-se de uma checagem contínua, onde o órgão busca, verifica e suspende benefícios irregulares. Muitos deles, na verdade, operavam com natureza temporária, e acabaram por estender-se além de sua necessidade.
Todavia, é possível que um descuido do beneficiário custe a ele seu benefício mensal, o que pode causar problemas ainda maiores no futuro. Veja aqui algumas formas de garantir a manutenção do seu benefício do INSS, assim como os motivos mais comuns para a suspensão de pagamentos.
Suspensão de benefícios temporários
Benefícios por incapacidade, como no caso do Auxílio-doença, por exemplo, permitem que o trabalhador recebe o auxílio enquanto se encontra incapaz de realizar seu labor, ou seja, seu trabalho. Todavia, é normal que alguns benefícios sigam sendo pagos mesmo após o trabalhador recuperar-se da lesão ou enfermidade.
Leia em seguida: Empréstimo consignado: Como funciona e como posso solicitar?
A realização de perícias médicas para garantir a manutenção do benefício é prioridade nestes casos. Todavia, caso o trabalhador realmente já tenha se recuperado, o mesmo perde direito ao benefício e deve retomar suas atividades.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Prova de vida
A falha em realizar a prova de vida pode acarretar suspensão ou cancelamento do benefício previdenciário, uma vez que o INSS pode tomar o segurado como morto.
Leia em seguida: Auxílio-doença INSS 2023: Entenda as regras, valor e quem tem direito
Busque estar sempre em dia com sua prova de vida para garantir a manutenção do benefício.
Notificação do INSS
Caso o beneficiário seja notificado pelo INSS, após averiguação no pente-fino de 2023, busque esclarecer sua situação em até 60 dias para evitar a perda do benefício.
Leia em seguida: Fraude no INSS: Descubra o Esquema que Enganou Milhares e Saiba Como se Proteger
O agendamento pode ocorrer pela Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ou pelo site/aplicativo Meu INSS. Mas atenção, decorrido o prazo mencionado pelo órgão, o benefício pode ficar suspenso.
Benefício ignorado
Caso o beneficiário do INSS deixe de movimentar os valores em sua conta por mais de 2 meses, o mesmo pode ser tomado como morto. Busque sacar e movimentar os valores liberados pelo INSS para não perder o benefício.
Leia em seguida: Como emitir extrato de Empréstimo Consignado? Confira
Perícias médicas
A falha em realizar uma perícia médica ou realizar a perícia que atualizaria seu caso, tal qual citado nos benefícios temporários, pode resultar no cancelamento do seu benefício. Atente-se às datas e realize suas perícias.
Leia em seguida: Oficial: INSS confirma novo valor para piso de pagamentos de aposentados; Confira
Veja o vídeo: Surpresa na sua conta! Veja quem são os beneficiários do INSS que vão receber grana no dia 18!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!