Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Como saber a taxa de juros que está sendo cobrada no seu consignado? Confira agora

Segurados devem ficar sempre atentos quanto ao valor cobrado nas taxas de juros do crédito consignado. Saiba como consultar aqui!

0

Foi divulgada no Diário Oficial da União a Resolução 1.362, vinda do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), contando com a parceria do Ministério da Previdência Social (MPS), a respetio d anova redução dos juros do crédito consignado.

Essa mudança, afeita exclusivamente, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e passam a valer em breve. Destacando a importância de consultar as taxas antes de fazer a contratação.

Quer ficar por dentro de ainda mais detalhes? Continue com a leitura abaixo para enriquecer os seus conhecimentos sobre a taxa de juros.

Detalhes dos percentuais e juros

Começar a calcular todos esses valores se torna uma atividade essencial para não gerar problemas. (Fonte: Freepik)
Como ver a taxa de juros cobrada no meu consignado? O passo a passo completo você confere aqui! (Fonte: Freepik)

Os percentuais estavam em 1,76 e 2,61% ao mês, para empréstimo e cartões consignados, respectivamente, mas houve mudanças, as reduzindo novamente. Desse modo, os aposentados, pensionistas e também beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem checar a taxa cobrada por instituições financeiras antes de contratar o empréstimo.

Leia mais: Novidade Urgente: Taxa de Juros do Consignado reduziu! Surpreenda-se com o Novo Valor

Vale destacar que os bancos e instituições financeiras, podem ofertar juros menores que os recomendados e não maiores. Os aposentados e pensionistas do INSS tem a liberdade de comprometer até 45% do benefício com serviços consignados. Nessa mesma linha, 35% é para empréstimo, 5% para cartão de crédito consignado e os outros 5% para o cartão benefício consignado.

Contudo, beneficiários do BPC, podem comprometer apenas 35% da sua renda, divida em 30% para empréstimos e 5% para contratar o cartão de crédito consignado ou o cartão benefício, pois não podem contratar as duas modalidades.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Dicas antes de contratar

Em primeiro lugar, se torna extremamente importante avaliar se você tem condições de comprometer a renda mensal os serviços.

Leia mais: O que é ano bissexto? Por que tem o dia 29 de fevereiro em 2024? – Diário de Notícias

Procure sempre fazer anotações sobre os gastos com contas como energia, telefone, água, gás e se for o caso aluguel. Não se pode deixar de lado despesas, como supermercado, transporte, educação e saúde.

Após ter anotado todos os pontos, veja muito bem se a quantia da parcela do consignado vai se encaixar completamente no orçamento doméstico.

Onde posso conferir as taxas?

Para conferir as taxas e selecionar a que mais se encaixa no orçamento, se deve acessar o aplicativo do Meu INSS. Estando na página inicial, que há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”.

Leia mais: Antecipação do 13º Salário em 2024: Governo Finalmente se Pronuncia – Saiba Mais!

Uma página contendo a lista de bancos vai abrir, informando os juros cobrados por cada um. Caso queira visualizar mais bancos, basta rolar página até embaixo, selecionando a opção “Ver mais”. Por fim, também é possível procurar pela instituição que o beneficiário deseja pesquisando no alto da página na opção “Pesquise por instituição”.

Por fim, destaca-se que as novas taxas de juros de até 1,72% ao mês para empréstimo consignado e de 2,55% mensais para os cartões, começam a valer a partir do dia 11 de março nos bancos.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto em particular e diversos outros? Continue acompanhando todos os nossos artigos! Postamos diariamente assuntos sobre benefícios do INSS, política, finanças e também entretenimento!

Veja Também: JUSTIÇA APROVOU em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS!? APOSENTADOS e PENSIONISTAS

JUSTIÇA APROVOU em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS!? APOSENTADOS e PENSIONISTAS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal no YouTube e assista.