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Início Notícias

Brasil Lidera Importação de Veículos Elétricos da China: Revolução Elétrica ou Fogo de Palha?

Carolline Silva Por Carolline Silva
junho 27, 2024
Em Notícias
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Em um avanço impressionante no mercado automotivo, o Brasil registrou um número record de importações de veículos elétricos e híbridos em abril. Alcançando a marca de 40,9 mil unidades vindas da China.

Esse número é 13 vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023. Elevando o Brasil ao posto de principal destino desses veículos fora da Ásia e colocando-o à frente da Bélgica.

Agora, o Brasil ocupa a segunda posição entre os maiores importadores de todos os tipos de veículos do gigante asiático, superado apenas pela Rússia.

O aumento nas importações vem em um momento de transição, onde o Brasil e outros países estão acelerando a adoção de energia limpa nos transportes.

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Por que o Aumento nas Importações de Veículos Elétricos?

BYD Dolphin (Fonte: Reprodução/BYD)

A retomada do imposto de importação para veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in, que começou em janeiro deste ano, é uma das razões para esse aumento.

Atualmente, com uma taxa reduzida, os importadores estão acelerando as compras antes que as alíquotas planejadas subam para até 35% em julho de 2026.

Os impostos menores, portanto, aplicam-se especialmente aos veículos menos dependentes de eletricidade.

Impacto do Imposto sobre a Indústria Automobilística

Durante uma coletiva em sua viagem à China, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, defendeu a volta dos impostos como um incentivo para o investimento local.

“A chegada dos impostos sugere que as empresas estrangeiras façam fábricas no Brasil. Fabricar localmente é a chave para o futuro automotivo do país”.

Além disso, Alckmin destacou que foram implementadas cotas de importação isentas de impostos para estimular a construção de fábricas e a conquista de mercado.

Esse é um movimento que se tornará, portanto, mais rigoroso até 2026.

Programa Mover: Um Impulso à Descarbonização da Indústria

Dessa forma, em uma jogada para fortalecer a indústria automobilística nacional, o Programa Mover foi aprovado e sancionado.

O foco está na descarbonização, oferecendo créditos tributários que incentivarão a pesquisa e a produção focadas em tecnologias menos poluentes.

Até agora, empresas como a BYD, uma gigante automobilística chinesa, já foram habilitadas e planejam começar a produção de veículos elétricos de grande escala ainda este ano no Brasil.

Espera-se, portanto, que a implementação do programa e a construção de novas fábricas diminuam gradualmente a dependência das importações e fortaleçam o mercado interno de veículos elétricos e híbridos, alinhando o Brasil com as práticas globais de sustentabilidade no setor automotivo.

Por fim, em meio a um cenário global de aumento das tarifas de importação, como as recentemente elevadas pelos EUA e pela União Europeia contra veículos chineses, o Brasil se destaca por sua estratégia de incentivar a produção local sem deixar de integrar o mercado internacional.

Essas decisões colocam o país, portanto, em uma posição estratégica no mapa global da indústria automobilística elétrica e híbrida.

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