Um novo golpe foi descoberto, desta vez, vitimando pessoas elegíveis ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa idosa, um benefício da assistência social administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A denúncia foi realizada por um servidor do Serviço Social no Estado do Rio de Janeiro.
O esquema envolve idosos que recebem SMS ou mensagens de WhatsApp informando que já possuem direito ao benefício, mesmo sem terem feito a solicitação no INSS. Na mensagem, são agendados dia, hora e local para o falsário apresentar um boleto de cobrança pelo “serviço” prestado. Confira mais detalhes do golpe e como prevenir a seguir!
Funcionamento do Golpe contra beneficiários do INSS
No golpe, o intermediário registra o pedido do BPC do idoso e se cadastra como seu procurador. Como esse benefício é concedido administrativamente, não há necessidade de perícia médica, bastando a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, ter 65 anos e comprovar baixa renda.
O esquema foi descoberto quando um idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” do Serviço Social do INSS em uma agência no Norte-Fluminense, relatando que recebeu mensagens sobre a liberação de seu pagamento, incluindo um boleto para o pagamento dos “serviços” ao intermediário.
Identificação de Irregularidades
Durante o atendimento, foi identificado no cadastro do segurado no CNIS um e-mail e número de telefone que o idoso não reconhecia. Na investigação, constatou-se que vários procuradores foram cadastrados na mesma solicitação de BPC.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem baixa renda, e o valor do benefício é de R$ 1.412.
Golpes Contra Aposentados e Pensionistas do INSS
Além deste esquema, o INSS identificou outros golpes contra aposentados e pensionistas. Utilizando engenharia social, os golpistas tentam obter dados pessoais dos segurados, usando a Prova de Vida como pretexto.
As abordagens ocorrem por carta, e-mail, telefonema, mensagem de celular (WhatsApp ou SMS) e até pessoalmente, com os falsários usando uniformes com a logomarca do INSS. Em todos os casos, eles pedem dados pessoais e fotos de documentos para evitar um suposto “bloqueio no pagamento”, chegando a enviar links para biometria facial.
Orientações do INSS
O INSS alerta a todos para que não forneçam dados pessoais, fotos ou documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem. O INSS não faz contato por telefone para procedimentos de prova de vida nem envia links para biometria facial.
Dicas de Segurança
Aqui estão algumas dicas para se proteger desses golpes:
- O INSS nunca solicita dados diretamente nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail ou mensagem.
- O canal oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo).
- O número de SMS do INSS para informar os cidadãos é 280-41, e o INSS nunca envia links.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Convocações para apresentação de documentos são registradas no Meu INSS e podem ser verificadas pelo telefone 135.
- Utilize apenas canais oficiais de atendimento para agendar serviços ou entregar documentos: aplicativo/site Meu INSS ou Agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando ligar para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações para confirmar sua identidade.
- Mantenha seus dados de contato atualizados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Os golpes contra beneficiários do BPC, aposentados e pensionistas estão se tornando cada vez mais sofisticados, utilizando táticas de engenharia social para enganar as vítimas.
É essencial estar vigilante e seguir as orientações da Previdência Social para evitar ser enganado. Utilize sempre os canais oficiais e desconfie de qualquer contato não solicitado pedindo informações pessoais ou documentos. A prevenção e a informação são as melhores defesas contra esses crimes.