O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) emitiu um alerta sobre criminosos que estão se passando por funcionários do órgão para aplicar golpes em aposentados e pensionistas.
Esses indivíduos visitam as residências dos beneficiários alegando a necessidade de realizar a prova de vida, o que não procede. Confira a seguir todas as informações sobre a nova nota do INSS e como tomar cuidados adequados!
Funcionamento da Prova de Vida do INSS
A responsabilidade pela realização da prova de vida é do INSS, que atualmente utiliza o cruzamento de dados com informações de entidades públicas e privadas para verificar a existência dos segurados.
Não há convocação para procedimentos de comprovação de vida, e qualquer mensagem que diga o contrário é fake news. Também são falsas as informações sobre bloqueios de pagamento devido à falta de comprovação de vida, já que esse procedimento está suspenso até o fim de 2024.
INSS Não Realiza Prova de Vida em Domicílio
O INSS reafirma que não realiza a prova de vida em domicílio. Criminosos têm se aproveitado dessa situação para visitar beneficiários, solicitar fotos, dados pessoais e documentos, levando ao uso indevido dessas informações.
Cuidados com Convocações e Notificações
Caso o beneficiário não seja encontrado em nenhuma base de dados, ele receberá uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135 ou instituição bancária, informando que a prova de vida não foi efetivada. O procedimento não é obrigatório, mas quem for notificado pode comparecer a uma agência bancária ou utilizar o aplicativo/site Meu INSS.
O que Fazer em Caso de Suspeita
Se alguém se apresentar como funcionário do INSS em sua casa, não forneça nenhuma informação ou documento. Denuncie o caso pelo site Fala.BR ou pela central telefônica 135 e informe as autoridades policiais.
Quando a Prova de Vida é Necessária?
A prova de vida é necessária para comprovar que o beneficiário está vivo e é uma exigência da Lei n.º 8.212, de 24 de julho de 1991. O documento especifica que o beneficiário deve realizar anualmente a comprovação de vida no mês do seu aniversário, preferencialmente por meio eletrônico com uso de biometria ou outro meio definido pelo INSS.
Como Realizar a Prova de Vida sem Sair de Casa?
É possível fazer a prova de vida sem sair de casa. O INSS utiliza o cruzamento de dados e tecnologias como o login Gov.br e o aplicativo Meu INSS para essa finalidade. Outras formas de comprovar a vida incluem:
- Receber pagamento de benefício com biometria;
- Fazer empréstimo consignado com biometria;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Passar por perícia médica presencial ou remota;
- Ter vacinado ou recebido atendimentona rede pública ou privada de saúde;
- Realizar cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
- Emitir ou renovar documentos, como carteira de identidade, passaporte e carteira de trabalho;
- Declarar Imposto de Renda.
Ainda é possível realizar a prova de vida presencialmente em agências bancárias e unidades do INSS.