Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Urgente! Falta na Prova de Vida do INSS Pode Levar à Suspensão dos Pagamentos? Leia o Comunicado Oficial!

A prova de vida do INSS mudou, e agora o instituto é responsável pelo procedimento, mas, há beneficiários com o salário suspenso, entenda o motivo.

0

Alguns beneficiários do INSS podem ter cometido o erro de achar que não precisavam mais realiza a prova de vida. O que, de fato, é verdade, a autarquia já não exige mais que os beneficiários confirmem a prova de vida, pois o procedimento passou a ser de responsabilidade do instituto.

No entanto, o que não ficou claro para milhões de segurados foi a importância deles manterem seus dados atualizados no banco de dados do Instituto. Pois, em situações onde os beneficiários não fizeram nenhuma ação para comprovar a vida, o instituto usa as informações cadastrais para ir até o endereço do segurado e confirmar a vida.

Uma situação semelhante a essa ocorreu até a alguns dias atrás, quando o INSS convocou mais de 4 milhões de beneficiários que estavam com o cadastro desregulado, e por conta disso, o INSS não conseguiu os localizar para realizar o procedimento.

Em razão disso, milhares de segurados do INSS perderam o direito ao benefício, uma vez que realizar a prova de vida é critério mínimo para continuar recebendo os pagamentos do salário! A seguir, entenda como o INSS está realizando o procedimento, e o que é preciso para evitar suspensão nos pagamentos do salário.

É preciso fazer prova de vida em 2024?

Não tenha seu benefício suspenso por falta de prova de vida do INSS! A seguir, entenda como realizar. (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Não tenha seu benefício suspenso por falta de prova de vida do INSS! A seguir, entenda como realizar. (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Já faz alguns anos desde que a prova de vida passou a ser de responsabilidade do INSS. Por conta disso, em 2024 há algumas ações que o instituto entende como suficiente para validar a vida do beneficiário.

Leia mais: Reviravolta Econômica: Japão Afunda em Recessão e Perde Título de Terceira Maior Economia Global – O Que Isso Significa para o Mundo?

Agora, serve como comprovação de vida para o INSS qualquer atualização nos sistemas do governo, como votar nas eleições, se vacinar, realizar empréstimo consignado com leitura biométrica e até mesmo acessar o app oficial do INSSMeu INSS.

Nesse sentido, a data de referência para realizar a prova de vida permanece como a de aniversário do beneficiário. Dessa forma, após a data de aniversário, o aposentado ou pensionista tem 10 meses para realizar uma ou mais, das seguintes ações.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Ações que comprovam a vida do beneficiário:

  • acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Ou seja, agora não é mais necessário que beneficiário saia de casa e vá até uma agência da Previdência Social no mês do seu aniversário para realizar o procedimento.

Prova de vida INSS 2024 quem precisa fazer?

Por fim, realizada todos os anos, a prova de vida é um procedimento que todos os beneficiários precisam fazer caso desejam evitar que o INSS suspenda o benefício, sobretudo por beneficiários de longa data que recebem do INSS a mais de 10 anos.

Leia mais: INSS Revela Novidade: 3 Pagamentos Extra em fevereiro – Aposentados Receberão Benefício Adicional! Detalhes Aqui!

Agora nesse finalzinho de fevereiro, os beneficiários que precisam realizar a prova de vida são os que fazem aniversário em fevereiro, bem como os aniversariantes entre 01 a 31 de março.

Veja Também: Veja se você está entre os convocados do INSS que precisam fazer a prova de vida nos próximos dias

PROVA de VIDA 2024: GOVERNO e INSS fazem CHAMADA para REALIZAR – VEJA AGORA QUANDO FAZER! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista