Alguns beneficiários do INSS podem ter cometido o erro de achar que não precisavam mais realiza a prova de vida. O que, de fato, é verdade, a autarquia já não exige mais que os beneficiários confirmem a prova de vida, pois o procedimento passou a ser de responsabilidade do instituto.
No entanto, o que não ficou claro para milhões de segurados foi a importância deles manterem seus dados atualizados no banco de dados do Instituto. Pois, em situações onde os beneficiários não fizeram nenhuma ação para comprovar a vida, o instituto usa as informações cadastrais para ir até o endereço do segurado e confirmar a vida.
Uma situação semelhante a essa ocorreu até a alguns dias atrás, quando o INSS convocou mais de 4 milhões de beneficiários que estavam com o cadastro desregulado, e por conta disso, o INSS não conseguiu os localizar para realizar o procedimento.
Em razão disso, milhares de segurados do INSS perderam o direito ao benefício, uma vez que realizar a prova de vida é critério mínimo para continuar recebendo os pagamentos do salário! A seguir, entenda como o INSS está realizando o procedimento, e o que é preciso para evitar suspensão nos pagamentos do salário.
É preciso fazer prova de vida em 2024?
Já faz alguns anos desde que a prova de vida passou a ser de responsabilidade do INSS. Por conta disso, em 2024 há algumas ações que o instituto entende como suficiente para validar a vida do beneficiário.
Agora, serve como comprovação de vida para o INSS qualquer atualização nos sistemas do governo, como votar nas eleições, se vacinar, realizar empréstimo consignado com leitura biométrica e até mesmo acessar o app oficial do INSS – Meu INSS.
Nesse sentido, a data de referência para realizar a prova de vida permanece como a de aniversário do beneficiário. Dessa forma, após a data de aniversário, o aposentado ou pensionista tem 10 meses para realizar uma ou mais, das seguintes ações.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Ações que comprovam a vida do beneficiário:
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
- declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Ou seja, agora não é mais necessário que beneficiário saia de casa e vá até uma agência da Previdência Social no mês do seu aniversário para realizar o procedimento.
Prova de vida INSS 2024 quem precisa fazer?
Por fim, realizada todos os anos, a prova de vida é um procedimento que todos os beneficiários precisam fazer caso desejam evitar que o INSS suspenda o benefício, sobretudo por beneficiários de longa data que recebem do INSS a mais de 10 anos.
Agora nesse finalzinho de fevereiro, os beneficiários que precisam realizar a prova de vida são os que fazem aniversário em fevereiro, bem como os aniversariantes entre 01 a 31 de março.
Veja Também: Veja se você está entre os convocados do INSS que precisam fazer a prova de vida nos próximos dias
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!