Desde o ano passado os aposentados e pensionistas que recebem pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com um novo sistema para realização da prova de vida.
A renovação no sistema representa um marco significativo, ao diminuir a necessidade de locomoção após implementar o uso de tecnologia para validar a continuidade dos benefícios aos segurados.
Assim, ao incluir novos métodos para a validação deste precedimento obrigatório, a autarquia não pretende apenas tornar a vida dos segurados mais simples, como também aprimorar a administração pública, garantindo maior eficiência e segurança na distribuição dos auxílios.
Essas novidades são um reflexo da crescente tecnologia nos serviços públicos brasileiros.
Quais as mudanças na prova de vida do INSS?
Uma das mudanças principais implementadas na Prova de vida do INSS em 2023 que ressoa em 2024, são:
Maior comodidade para o segurado:
- Prova de vida digital: poder realizar a prova de vida no celular pelo aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial, ou por meio de outros aplicativos e sistemas de órgãos públicos que possuam certificação de segurança.
- Biometria em consignados: pode realizar a prova de vida através do reconhecimento biométrico ao solicitar empréstimo consignado.
- Agências parceiras: ampliação da rede de locais para realização da prova de vida presencial, incluindo bancos e lotéricas.
- Menos comparecimentos: diminuição na periodicidade de apresentações para a cada 60 meses para a maioria dos segurados.
Flexibilidade e segurança:
- Dados cruzados: dados de outros órgãos são cruzados com os presentes no INSS para comprovar a vida do segurado, reduzindo a necessidade de locomoção a uma agência.
- Suspensão temporária de bloqueio: se até 31 de dezembro de 2024 o beneficiário não realizar a prova de vida, não resultará no bloqueio do benefício.
Como realizar a prova de vida agora?

Na intenção de tornar mais simples a realização da prova de vida, diversas opções foram implementadas e buscam se ajustar a realidade e preferências de cada beneficiário. Confira as novas alternativas disponíveis para garantir a continuidade dos pagamentos do benefício:
- Acesso e autenticação através do aplicativo Meu INSS, disponível tanto para Android quanto para iOS;
- Realização de empréstimos consignados que ativam registros em sistemas financeiros;
- Uso de tecnologia de reconhecimento biométrico em transações bancárias;
- Atualização da carteira de vacinação e cruzamento de dados com sistemas de saúde;
- Manutenção e apresentação de dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Participação efetiva em processos eleitorais;
- Processos de cadastramento ou recadastramento em órgãos de Trânsito, ou Segurança Pública;
- Realização de rotinas como a renovação ou emissão de documentos pessoais importantes como RG e CNH;
- Declaração anual do Imposto de Renda como forma de comprovação de atividades econômicas.
O que ocorre se a prova de vida não for confirmada?
Por fim, se um sistema integrado não for suficiente para validar a prova de vida de um beneficiário, são aplicadas ações imediatas que servem para alertar o beneficiário e regularizar sua situação.
Primeiramente, o beneficiário é notificado através do app ou site Meu INSS, pela central de atendimento telefônico 135 ou por mensagens via instituição bancária. Após a comunicação inicial, o beneficiário recebe um prazo de 60 dias para realizar o procedimento e regularizar sua situação.
Caso a confirmação não ocorra nesse meio tempo, os pagamentos são suspensos até que a situação seja efetivamente normalizada. As iniciativas servem tanto para otimizar os processos quanto para fornecer um ambiente mais seguro e justo para a administração de benefícios, ressaltando a importância da conformidade e vigilância constante contra fraudes.
Sendo assim, é crucial que todos os beneficiários estejam informados e utilizem os recursos tecnológicos disponíveis para atender às normas mais recentes.