O sistema Meu INSS, desenvolvido pela Previdência Social, traz uma maneira prática e oportuna de acessar os serviços do INSS. Assim, a ferramenta se destaca pela agilidade nos atendimentos que anteriormente ocorriam nas agências físicas, economizando tempo e esforço dos segurados.
Por meio do site ou aplicativo, beneficiários e futuros segurados podem acessar uma variedade de serviços, como extratos, solicitação de benefícios, realização da prova de vida, entre outros, todos gratuitos.
A seguir, apresentamos um guia completo sobre como utilizar o Meu INSS e acessar as funcionalidades oferecidas por essa plataforma.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS foi desenvolvido facilitar a vida do cidadão, prestes a se aposentar, ou que já receber os benefícios previdenciários. O site ou app reúne mais de 90 serviços, acessíveis pelo celular, tablet ou computador. A plataforma é a solução da Previdência para reduzir as filas das agências e facilitar a obtenção de informações.
Para acessar e começar a usar os serviços, basta baixar o app para Android e IOS, ou acessar o Meu INSS.
Dentre os serviços oferecidos temos: a prova de vida, acesso a extratos e solicitação de benefícios, marcação de perícia médica, dentre outros.
Como entrar e acessar o Meu INSS?
Atualmente, o acesso do Meu INSS foi integrado pelo login e senha do Gov.br, o que significa que você pode usar as suas informações de login desta plataforma, ou criá-las para acessar os serviços do Meu INSS.

Além disso, você pode realizar login com o uso de biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem, ou mesmo pelo CPF.
Descubra como usar o Meu INSS pelo site e pelo aplicativo:
Pelo site do INSS
- Acesse o site oficial do Meu INSS;
- Aperte a opção “Entrar com gov.br”;
- Na nova tela que abrir, digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
- Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
- Na página inicial aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”.
Pelo aplicativo do Meu INSS
- Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, aperte a opção “Entrar com gov.br”;
- Digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
- Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
- Na tela principal aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”
Sem a necessidade de login, é possível solicitar serviços da plataforma, como pedidos de benefícios, emitir GPS, comunicar acidente de trabalho, acessar o calendário de pagamento, verificar a autenticidade de documentos, inscrever-se no INSS, acessar a Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária, encontrar uma agência do INSS próxima a você e entrar em contato com a ouvidoria Fala.Br.
Perdi a senha do Meu INSS, e agora?
Por fim, recuperar a senha do Meu INSS é um procedimento considerado simples. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse esta URL para criar sua conta;
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
- Na nova tela, clique em “Esqueci minha senha”;
- Para quem tem celular:
- Para recuperar sua senha é preciso uma prova de autenticidade, sendo que a primeira opção é via reconhecimento facial com o uso de um QR Code. Para recuperar dessa forma é preciso que você tenha o aplicativo instalado no seu celular (Android ou iPhone).
- Abra o aplicativo gov.br, selecione a opção “Ler QR Code”, e aponte a câmera do seu celular para a imagem abaixo.
Para quem não possui celular:
- Caso você não tenha celular, é possível validar sua conta através do banco que usa, e-mail ou telefone. Na primeira opção você será transferido para o login do seu banco, na segunda receberá um código que será utilizado para recuperar a senha e na última terá de preencher um formulário que permitirá a recuperação da senha.