Entenda a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a revisão da vida toda do INSS e como afeta os aposentados. Veja em seguida mais informação:
Entre os benefícios previdenciários, as aposentadorias e pensões, são apenas dois exemplos dos quais o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui responsabilidade em fazer os pagamentos. Nesse sentido, diariamente, a procura cresce pelo benefício de aposentadoria, mas o salário de benefício após a concessão acaba deixando muitos frustrados.
Por isso, a revisão da vida toda, vem para trazer uma solução financeira para aqueles que se encaixam nos critérios legais estabelecidos. Podendo, desse modo, proporcionar aumento no salário de quem recebe abaixo do esperado. Continue acompanhando para não perder nenhum detalhe!
STF autoriza Revisão da Vida Toda do INSS
Por meio da revisão da vida toda do INSS, os aposentados, podem conseguir corrigir o cálculo dos seus salários e aumentar o valor mensal que recebem. Isso porque, com a troca de moeda em 1994, passando do cruzeiro para o real, muitos beneficiários foram prejudicados na hora do cálculo do salário de benefício.
Leia mais: ATENÇÃO: Margem Social de R$20 mil será APROVADA em 2023? Consulte
Deixando o Instituto de acrescentar no cálculo as contribuições feitas pelos segurados antes de ser implementado o Plano Real no país. Reduzindo o salário de muitos beneficiários. Com isso, a decisão da Corte sobre a revisão, garante que os salários descartados antes de 1994, integrem o recálculo do salário de benefício dos afetados.
Entretanto, a revisão exige a atenção em uns pontos. Isso porque, visa somente quem contribuiu para o órgão antes de 1994. Além de ser necessário ter conseguido se aposentar antes da Reforma da Previdência que ocorreu em 2019. Observando o prazo de dez anos, pois decorrido esse período, não tem como o beneficiário recorrer.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Precisando o aposentado verificar se a revisão da vida toda do INSS vale a pena ou não no seu caso. Pois em determinada situação o valor pode não ter aumento, permanecer o mesmo ou ter um aumento considerável. Dessa forma, a recomendação é que busquem um advogado para não ocorrerem erros.
Como pedir a revisão da vida toda do INSS?
A revisão da vida toda do INSS é uma ação judicial, por isso, para ter acesso, o aposentado precisa entrar na Justiça. Portanto, busque um advogado especialistas em Direito Previdenciário de sua confiança, para fazer o cálculo ingressar com a ação, para não ter o risco do seu salário de benefício ao invés de aumentar acabar diminuindo.
Leia mais: Empréstimo Consignado: Qual valor liberado para Aposentados do INSS?
Em alguns casos, o salário pode aumentar em mais de R$ 1 mil, mas cada caso possui suas particularidades e precisa ser analisado na complexidade que exige.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!