Sem dúvidas alguma, um dos momentos mais aguardados por todos é a tão esperada solicitação de benefícios do INSS. A procura é enorme e, por conta disso, várias pessoas ficam bastante tempo na fila de espera.
Além disso, os beneficiários podem acabar cometendo alguns deslizes que fazem com que o seu atendimento demore. Pensando em ajudar as pessoas que precisam solicitar algum benefício ou que estão aguardando há algum tempo, trouxemos algumas dicas para você.
Deseja estar por dentro dessas dicas que iremos compartilhar de como poder conseguir um atendimento ágil? Fique aqui conosco lendo o artigo abaixo! Nele você terá todas as respostas para os seus principais questionamentos.
Tropeços que a maioria faz e atrasa a solicitação do INSS
Na euforia de desejarem logo suas aposentadorias, na hora de entrar com o pedido do benefício para análise, já é bastante normal acontecer contratempos por falta de dados básicos, que são requisitos iniciais obrigatórios.
Leia mais: Atenção: INSS Libera Calendário de Pagamento do 13º Salário – Saiba Quando Receber!
Portanto, em vários casos, o segurado não informa o número da carteira de identidade ou também do CPF, assim como outras informações. A dica para não causar problemas é checar se a documentação está devidamente completa antes de dar prosseguimento ao pedido.
Isso vale para todos os tipos de benefícios, como por exemplo aposentadorias, pensão por morte, benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença), salário-maternidade e etc, deve-se ter toda a atenção do mundo nesses momentos.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Pendências mais comuns nas solicitações de benefícios
Podemos destacar que as pendências mais recorrentes apontadas pelos servidores do INSS são a falta de comprovação de período de recolhimento das contribuições previdenciárias e também quando o segurado não anexa a Carteira de Trabalho no pedido de concessão.
No caso dos pedidos de benefício por incapacidade, um dos erros mais comuns é a falta de data de afastamento do trabalho no requerimento. Resumindo, sempre fique muito bem informado e tenha em mãos o maior número de documentos e comprovações que você possa ter.
Passos que você pode adotar para evitar atraso na liberação de benefícios
Em primeiro lugar, é sempre recomendado que você procure manter o cadastro do INSS completamente atualizado no decorrer do período de serviço. O segurado deve investir pesado na atenção quando exigir o benefício.
O preenchimento correto dos dados impede com que o pedido de concessão seja indeferido. Documentos certos também agilizam e muito a análise e liberação do benefício pelo lado do próprio INSS.
Leia mais: Calendário INSS: Saiba Quando Será o Pagamento da Aposentadoria em Março – Confira as Datas!
Se essas dicas acima não forem colocadas em prática, é muito possível que atrasos e outros tipos de contratempos até mesmo ainda maiores ocorram, por isso a atenção e a seriedade são fatores que devem ser considerados.
Requisitos para regra de transição por pontos do INSS
Para todos que desejam se aposentar por regra de transição, é necessário somar a idade com o tempo de contribuição. A soma deve ser de 91 pontos para as mulheres, com a exigência de ter pelo menos 30 anos de contribuição.
No caso dos homens, são 101 pontos necessários, tendo a obrigatoriedade de possuir ao menos 35 anos de contribuição.
Dentro da mais nova regra implementada, a mulher conseguiria se aposentar com 58 anos de idade, já no caso dos homens esse número aumenta mais um pouco, chegando a 63 anos de idade, e isso tudo deve ser levado em consideração no momento de solicitá-la.
Requisitos para benefício por incapacidade temporária
Todos os interessados, devem comprovar, através de perícia médica, estar de fato incapaz para a função atual ou atividade habitual de maneira temporária por mais de 15 dias seguidos.
Após isso, a própria perícia médica checa o benefício devido, sendo ele temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez). Todos que estiverem enfermos e sem condições claras para o trabalho ou atividade habitual, possuem direito ao benefício, logo depois do décimo quinto dia de distanciamento do emprego.
Leia mais: 13º Salário INSS 2024: Descubra Agora a Data da Primeira Parcela – Veja se Você Tem Direito!
Quer ficar por dentro de mais novidades fresquinhas sobre tais benefícios do INSS e muitas outras questões pertinentes? Está no lugar certo! Acompanhe cada uma das atualizações e não fique por fora de nada!
Veja Também: Aumento de salário+ 13º salário antecipado?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!