Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

SERASA VAZA DADOS E PODERÁ PAGAR FORTUNA EM INDENIZAÇÃO – Veja como solicitar seu pagamento

Pagamento de indenização pelo Serasa pode chegar até R$ 30 mil para cada pessoa afetada, veja agora!

0

O Instituto Sigilo (Instituto Brasileiro de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação) ajuizou uma ação civil pública contra a Serasa Experian, com o intuito de cobrar uma indenização devido ao vazamento de dados.

O Ministério Público Federal (MPF) no mês de dezembro do ano passado se tornou coautor da ação civil, que pede a indenização de R$ 30 mil para cada pessoa afetada por um uso irregular das suas informações que foram vazadas.

Processo de indenização contra o Serasa

Vazamento de dados Serasa (Fonte: Edição / Jornal JF)
Vazamento de dados Serasa (Fonte: Edição / Jornal JF)

Segundo o texto da ação, a acusação se da devido à comercialização de dados de mais de 223 milhões de pessoas, referente a histórico de compras, até dados da própria Previdência Social.

Leia Mais: Oportunidade Imperdível! Concurso do Ministério do Planejamento com 100 Vagas para Analistas

Além disso, segundo o Instituto Sigilo ainda pode ter acontecido o vazamento de dados de cartões de crédito e débito.

Assim, o MPF, também pede para que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também seja responsabilizada por essa exposição dos dados. Segundo o órgão, houve a ausência de controle prévio, para prevenir os vazamentos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Como saber se meus dados foram vazados?

No final do ano passado, no mês de dezembro, o Instituto Sigilo liberou um portal com objetivo de cadastrar as pessoas que estão interessadas em receber informações sobre a ação que está em andamento contra o Serasa.

Leia Mais: Desvendando os Benefícios da Lei do Superendividamento para sua Estabilidade Financeira

Desse modo, através do portal, o Instituto fornece novidades sobre o caso, e capta assinaturas para uma petição que vai se juntar com os autos do processo, clique aqui para acessar o portal.

Para conseguir consultar o dado vazado, é recomendado que os usuários acessem um formulário e preencham suas informações que são solicitadas, que são elas, o nome, e-mail, CPF e telefone, clique aqui para acessar o formulário.

Cerca de 100 mil pessoas já se cadastraram para receber informações, mas ainda não é possível dizer que as pessoas afetadas vão receber o valor da indenização, já que o processo continua em andamento.

Pronunciamento do Serasa sobre o caso

O Serasa Experian afirmou que o pedido liminar requerido pelo MPF foi indeferido. Além disso, afirma que mostrou que não houve invasão nos seus sistemas, e nem que há indícios de que o vazamento veio de suas base de dados.

Leia Mais: Novidades no Bolsa Família! Governo divulga Calendário de FEVEREIRO e Valores REDUZIDOS! Descubra Agora!

Veja Também:

CONFIRMADO: TRISTE NOTÍCIA para quem RECEBE ACIMA do MÍNIMO – NÃO vai ter AUMENTO REAL? APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.