Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Antecipação do 13º do INSS em 2024: informações sobre o pagamento ainda são incertas

Saiba mais sobre o 13º salário do INSS, as parcelas e a possível antecipação para 2024. Mantenha-se informado e se prepare para o pagamento. Descubra já!

0

O pagamento do 13º salário do INSS é uma circunstância muito esperada pelos seus beneficiários. Anualmente, o abono salarial deposita-se em duas parcelas nos meses de agosto e novembro. No entanto, nos últimos anos, houve a antecipação desse pagamento, gerando expectativas para esse ano. Será que haverá o adiantamento do valor? Confira!

13º salário do INSS e suas parcelas

Ainda não há cronograma de pagamento oficial do 13 salário do INSS.
Ainda não há cronograma de pagamento oficial do 13 salário do INSS. (Fonte: Edição / Jornal JF)

A primeira parcela do 13º salário do INSS corresponde a 50% do valor total do benefício e não contém descontos. Portanto, essa parte cai na conta junto aos rendimentos do mês do beneficiário. Mas a segunda parcela, que sofre deduções aplicáveis como o Imposto de Renda, é repassada um mês após a primeira.

Leia mais: Calendário Abono Salarial 2024 – Veja quando sacar

Sob circunstâncias normais, o pagamento do 13º salário acompanha o calendário de pagamentos da Seguridade Social. Tal procedimento considera o último dígito do Número de Benefício (NB) do segurado.

Para 2024, há previsão de pagamento do 13º salário para mais de 30 milhões de beneficiários do INSS em duas parcelas. Incluem neste cenário os que recebem auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Vale salientar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou da Renda Mensal Vitalícia (RMV) não recebem o 13º salário.

Depósitos do 13º salário em 2024

Baseando-se em anos anteriores, os beneficiários poderiam começar a receber os depósitos do 13º salário a partir de maio (primeira parcela), estendendo-se até meados de julho (segunda parcela).

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Governo libera BOLADA PARA SAQUE – Veja lista de quem pode sacar

Isso porque, não se tem informações sobre a antecipação neste ano, agora, durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Especialmente pelo atual cenário de incertezas, é importante que os beneficiários permaneçam atentos às informações oficiais. Desse modo, poderão se programar e se organizar de maneira adequada para o recebimento do 13º salário.

Leia mais: Reajuste do Salário abaixo da inflação decepciona Aposentados – Veja 

Veja Também:

SUA FOLHA já VIROU? APOSENTADOS e PENSIONISTAS recebem 2 SURPRESAS na FOLHA de PAGAMENTO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.