Os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) contam agora com um novo recurso no Meu INSS que permite realizar consultas sobre contratos com associações sem fins lucrativos. Este recurso inovador oferece aos usuários a possibilidade de verificar se entidades estão descontando mensalidades associativas diretamente de seus benefícios. Além da consulta, o usuário tem a opção de excluir e bloquear os descontos. Atualmente, o INSS possui 40 entidades autorizadas a efetuar descontos de mensalidades associativas diretamente nos benefícios, desde que haja consentimento dos titulares. Continue a leitura e saiba mais.
Entendendo a Nova Funcionalidade do Meu INSS
Este recurso foi implementado em resposta a denúncias de valores debitados nos extratos de pagamento dos benefícios sem o consentimento dos segurados. Em maio, o INSS suspendeu a inclusão de novos associados nas entidades até a implementação de biometria facial e assinatura eletrônica para novos descontos. Essa medida visa garantir maior segurança aos beneficiários.
Como Consultar os Contratos?
Para acessar o serviço, o usuário deve seguir os seguintes passos:
- Entrar no Meu INSS através do site Gov.br ou do aplicativo.
- Fazer o login com CPF e senha.
- Selecionar a opção de mensalidade associativa.
- Escolher a opção desejada: excluir mensalidade de associação ou bloquear/desbloquear mensalidade de entidade associativa.
Quais são os Benefícios desta Nova Função?
Com o novo recurso, os beneficiários podem:
- Verificar todos os contratos de descontos com entidades autorizadas pelo INSS.
- Excluir descontos indevidos diretamente do sistema.
- Bloquear novos descontos, garantindo que qualquer nova tentativa de desconto seja previamente autorizada pelo beneficiário.
- Ter maior controle sobre suas finanças e evitar surpresas desagradáveis nos extratos de pagamento.
Novidades e Atualizações Futuras
O sistema mostrará, inicialmente, apenas os contratos realizados com entidades a partir de 25 de setembro. No entanto, conforme o sistema for atualizado, as contratações feitas em datas anteriores serão incluídas gradualmente. Esta atualização contínua visa facilitar ainda mais a gestão dos descontos pelos beneficiários.
Essa iniciativa é um passo significativo do INSS para assegurar que todos os descontos realizados nas mensalidades associativas sejam transparentes e devidamente autorizados, protegendo assim os interesses dos segurados.