A atualização de dados do INSS, promovida pelo Governo Federal, tem deixado os segurados em um misto de ansiedade e medo, pela possibilidade de cortes em massa. A ação visa identificar inconsistências nos cadastros e garantir que o auxílio chegue apenas a quem realmente tem direito.
Essa iniciativa visa assegurar que os recursos sejam direcionados corretamente, fortalecendo a transparência no processo. Por isso, saber como atualizar o cadastro no seu benefício no Meu INSS é essencial para não perder direito aos pagamentos do instituto.
Confira a seguir quem está em risco e como atualizar o seu cadastro em poucos segundos.
Quais benefícios são alvos do pente-fino?
Com frequência, benefícios concedidos pela Previdência Social precisam passar por revisão no cadastro para assegurar a integridade dos dados dos segurados, buscando fraudes. Por isso, saber como atualizar o Meu INSS é fundamental para não perder direito ao benefício. Sendo assim, dessa vez, os benefícios que são alvo do pente-fino do INSS são:
- Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença): este benefício é pago temporariamente para pessoas incapazes de trabalhar, seja devido à doença ou acidente. A revisão aqui busca avaliar se a condição do segurado melhorou para que ele possa retornar as atividades laborais.
- Benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez): o benefício é destinado aos segurados permanente incapacitados para o trabalho. A revisão ocorre para ser verificar se a condição de incapacidade permanece a mesma.
- Auxílio-acidente: esse benefício é pago aos segurados que passaram por algum tipo de acidente que deixou sequelas, retirando a capacidade do segurado de trabalhar normalmente. A revisão, neste caso, ocorre apenas para verificar as sequelas e o nível de capacidade laboral do segurado.
Como saber se preciso atualizar o cadastro?
O INSS entra em contato com os beneficiários que devem acessar o Meu INSS para atualizar os dados do benefício. Para isso, ele entra em contato de diversas formas:
- SMS
- Notificação pelo app “Meu INSS”
- Ligações telefônicas
- Cartas com aviso de recebimento pelos correios
- Rede bancária (no extrato de pagamento)
- Central de atendimento telefônico
Nesta primeira etapa, o foco será nos beneficiários do BPC, assim, pelo menos 505 mil pessoas serão convocadas para atualizar seus dados. Quantidade que pode aumentar para até 1,25 milhão de pessoas, conforme o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Vale ressaltar que segurados do INSS que nunca atualizaram seus dados, ou que não o fazem há mais de 48 meses, ou ainda cujo rendimento tenha ultrapassado o limite de renda estipulado, também serão convocados para a atualização de dados.
Por isso, mantenha-se atento as notificações que chegam preferencialmente pelo app Meu INSS.
Como fazer a atualização do cadastro no INSS?
Por fim, para atualizar seus dados por meio do app Meu INSS, basta acessar o app com o seu CPF e senha cadastrados no GOV.BR (caso não tenha, será preciso fazer) e, logo na tela inicial, aparece a opção para os segurado BPC realizar a revisão de cadastro como na imagem acima.
Nesta opção, é possível conferir quem deve ou não realizar a atualização. Em seguida, é preciso acessar a opção e colocar o seu CPF para realizar a consulta.
Após constatar que precisa realizar a atualização, os beneficiários devem se dirigir ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de sua cidade.
Aqueles que não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal também precisam se inscrever. A atualização e inscrição começaram a ser pedidos desde 1º de agosto de 2024. Não é preciso procurar o CRAS sem notificação prévia do instituto, tampouco o INSS.
O processo de revisão é permanente e pode ser conferido no app ou site “Meu INSS”. Basta inserir o CPF para verificar se há necessidade de atualização.