Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

SAIU DATAS:  Lula Libera Antecipação do 13º Salário e Cronograma de Pagamento!

Veja agora mesmo quando vai sair o pagamento do 13º salário em 2024. Confira agora

0

GRANDE NOVIDADE! Os aposentados e pensionistas do INSS podem comemorar mais uma vitória! O Governo decidiu atender aos pedidos de antecipação do pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social.

Assim, o pagamento será antecipado para os beneficiários do abono natalino, com direito a gratificação, que servirá para diversas finalidades, como pagamento de contas atrasadas, investimentos e mais!

Confira mais detalhes da matéria na íntegra.

Foi aprovada a antecipação do 13º salário?

SIM! Finalmente saiu o Decreto Oficial Nº 11.947 de 12 de março de 2024, onde determina a antecipação do abono anual devido aos segurados e dependentes da Previdência Social. O decreto já se encontra no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).

O abono natalino do INSS vem sendo antecipado desde 2020, por isso, era de se esperar que o mesmo fosse acontecer esse ano! Assim, o décimo terceiro conta com duas parcelas de 50% do valor cada. 

Leia mais: Identifique o Câncer até 10 Anos Antes com Novo Exame Médico

Dessa forma, a primeira parcela da antecipação do pagamento do 13º salário do INSS está prevista para cair em 24 de abril! Enquanto a segunda parcela cairá em conta já com os devidos descontos do Imposto de Renda para os beneficiários que pagam o tributo, a partir de 24 de maio. 

Apesar das antecipações, o abono normalmente é pago no segundo semestre do ano, em agosto e novembro. Por isso, ele popularmente é conhecido por abono natalino. Todavia, o governo vem realizando uma série de antecipações para estimular a economia que apresentou nova queda no segundo semestre de 2023.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quando será pago o décimo terceiro salário do INSS?

Então, como vimos acima, o pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas será antecipado para o primeiro semestre do ano, com os pagamentos ocorrendo entre abril e maio!

Dessa forma, basta considerar no calendário a seguir o dia conforme o seu número de benefício (NB). Vale ressaltar que a organização do calendário de pagamentos do 13º segue a mesma ordem que o calendário de pagamento mensal do INSS.

Saiu a antecipação do 13º salário INSS para aposentados e pensionistas! Confira as datas.
Saiu a antecipação do 13º salário INSS para aposentados e pensionistas! Confira as datas. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Leia mais: Calor Extremo: Prepare-se para Enfrentar uma Nova Onda de Calor!

Para encontrar o seu número de benefício, basta olhar o verso do seu cartão para recebimento do salário e considerar apenas o último número que vem antes do traço!

Para consultar quanto está disponível para cair em conta este mês, basta acessar o app ou site Meu INSS. Além disso, vale ressaltar que o décimo terceiro tem valor igual ao benefício do segurado.

Quem tem direito ao valor do 13º salário?

Estão aptos a receber o pagamento do abono natalino, os aposentados (de qualquer tipo) e pensionistas, beneficiários do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Leia mais: Onde Assistir “O Menino e a Garça”, premiado como Melhor Animação no Oscar 2024

Porém, os beneficiários da Renda Mensal Vitalícia, bem como os do BPC não tem direito as parcelas do décimo terceiro salário do INSS!

Veja Também: Novas datas para pagamento do 13º salário!

SAIU Diário OFICIAL: 13º Salário ANTECIPADO saiu DATAS de pagamento do 13º Salario INSS 2024! Veja! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista