Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Saiba como fazer a Prova de Vida do INSS 2024 sem sair de casa com total segurança

Descubra como realizar a Prova de Vida do INSS 2024 seguro e sem sair de casa!

0

Prova de Vida INSS 2024 poderá ser feita sem sair de casa. Afinal, com a modernização recente dos processos do INSS, está mais simples para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários confirmarem que estão vivos, e assim, continuar recebendo seus benefícios previdenciários. A prova de vida, que antes precisava ser feita presencialmente nas agências do INSS, agora realiza-se de forma virtual – uma grande vantagem, principalmente em tempos de pandemia. Confira!

O que mudou na Prova de Vida do INSS 2024?

Prova de Vida INSS 2024 agora é de forma on-line
Prova de Vida INSS 2024 agora é de forma on-line (Fonte: Edição / Jornal JF)

Antes, a prova de vida era pessoal e ocorria uma vez por ano. Portanto, o segurado precisava estar presente na agência do INSS com seu cartão de débito e um documento com foto. Contudo, para facilitar e tornar este processo mais seguro, desde o ano passado, o INSS tornou-se o responsável por verificar a vida do segurado, que não precisa mais sair de casa para confirmar sua existência.

Leia mais: Antecipação do 13º Salário do INSS em 2024: Tudo que Você Precisa Saber!

Este processo é essencial para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Portanto, pode ser tanto de forma presencial quanto digital e agora utiliza novas tecnologias para confirmar a vida do segurado.

Como é feita a Prova de Vida atualmente?

Desde 2023, o INSS começou a verificar se os segurados estão vivos com o uso de informações públicas. Estes dados são para a prova de vida, confirmando quem ainda deve receber os salários. Dados como, por exemplo, ações em bancos de dados públicos e privados e outros sistemas governamentais. Portanto, informações que são mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos públicos, tanto federais, estaduais e municipais.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quais informações servem como Prova de Vida?

O INSS considera várias ações e documentos como prova de vida 2024 do segurado. Entre elas, estão acesso ao aplicativo Meu INSS com segurança máxima; contratação de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico; atendimento presencial nas agências do INSS ou por parceiros com reconhecimento biométrico; realização de perícia médica; atualização de informações em órgãos de trânsito ou de segurança pública; ação de votar em eleições, entre outros.

Leia mais: Confira o Calendário BPC 2024: Início dos Pagamentos e Como Consultar seus Benefícios!

Qual o prazo para realizar a Prova de Vida 2024?

O INSS estipula um prazo de dez meses, a partir do aniversário do segurado, para realizar a prova de vida 2024 Caso o beneficiário não realize a prova de vida neste prazo, recebe uma notificação do INSS pelo aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou pelo banco e, então, possui mais 60 dias para atualizar a sua situação.

Leia mais: Descubra Agora: Emissão Online da Carteira do Idoso para Transporte Interestadual Gratuito!

Caso não realize nenhum dos procedimentos, o INSS envia um servidor até o endereço registrado do segurado para a realização da prova de vida. Mas se o beneficiário do INSS ainda não fizer a prova de vida, seu benefício previdenciário é cancelado.

Portanto, é de extrema importância a atualização dos dados do segurado, que pode ser feita através do aplicativo ou site Meu INSS.

Veja Também:

R$ 1310 para TODOS + INSS vai PAGAR 3 PAGAMENTOS EXTRAS no CALENDÁRIO dos APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.