Você aposentado ou pensionista do INSS, que começou a receber há pouco tempo o benefício e não sabe como consultar, ou até já receber há algum tempo, mas nunca realizou a consulta e quer saber como fazer, é muito simples!
Aqui, iremos te passar o passo a passo, sem complicação, para que você possa fazer isso sozinho, com mais autonomia. Tudo o que você vai precisar é do seu CPF e desse tutorial que iremos passar aqui. Está pronto para realizar essa consulta sozinho?
Hoje o INSS conta com mais de 90 serviços que você pode obter facilmente, apenas acessando a plataforma. Eles estão lá para ajudar o beneficiário que não quer passar horas na fila de espera presencial para resolver um problema ou questão que poderia ser até muito simples de se resolver.
Você vai aprender como encontrar os serviços que precisa, sem precisar da ajuda de ninguém! Confira a seguir.
Serviços INSS
Como vimos anteriormente, na tentativa de trazer mais autonomia aos segurados, o INSS lançou um app com mais de 90 serviços acessíveis apenas por um cadastro com CPF e senha.
Por meio deste, é possível conferir extratos de pagamento, benefícios que vão cair na sua conta, requisitar serviços como pedir aposentadoria, obter extratos de imposto de renda, agendar perícia médica dentre muitos outros.
O sistema pode ser acessado por meio do app ou site Meu INSS. Quem ainda não tem cadastro no mesmo, deverá fazer imediatamente, apenas seguindo as orientações que aparece na tela, é tudo muito intuitivo e não há com o que se preocupar.
Dentre os serviços encontrados no sistema, temos:
- Solicitar benefícios ou serviços
- Acompanhar o andamento de pedidos
- Pedir aposentadoria
- Calcular o tempo até a aposentadoria
- Obter extratos de imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS, empréstimos consignados
- Solicitar declaração de recebimento de benefício do INSS
- Agendar perícia médica
- Atualizar dados de cadastro
- Encontrar a agência do INSS mais próxima
Para se cadastrar no Meu INSS, é necessário ter CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.
Outros serviços, pouco mais complicados, precisam de agendamento presencial, como:
- Atualizar Dados Cadastrais
- Atualizar Dados de Imposto de Renda
É preciso ressaltar que, para consultar o benefício do INSS você precisa ter o número de identificação em mãos, confira a seguir o que é, e como encontrar o seu.
Número de benefício INSS
Muito se fala do número de benefício do INSS, mas poucos sabem para o que o mesmo serve, ou como encontrá-lo!
Quando um idoso, ou trabalhador tem o benefício aprovado para receber a aposentadoria, pensão, ou outros auxílios, ela recebe uma identificação única de dez dígitos, que serve para consultar informações e detalhes do seu pagamento.
Por se tratar de um número extenso, é comum que esqueçam o documento. Para consultar o seu número de benefício, basta acessar o Meu INSS por meio do site ou app, ou por telefone, ligando para a central de atendimento.
Como consultar o benefício pelo site do Meu INSS
No site do INSS é possível consultar o número do benefício e o extrato de pagamentos. Confira o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
- Na tela inicial aparecerá o do benefício do número.
Consulta pelo app Meu INSS
- Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e senha para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
- Na tela inicial aparecerá o número do benefício.
Como saber se meu benefício do INSS foi aprovado?
Por fim, para consultar se o seu benefício do INSS foi aprovado, basta acessar o app como ensinado acima, e buscar na lupa por “Consultar Pedidos”. Também é possível receber detalhes do status do seu requerimento e esclarecer dúvidas por meio do telefone 135, disponível de segunda a sábado das 7 às 22 horas.