Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Saiba Agora: Calendário Revela Data da Primeira Parcela do Décimo Terceiro Salário do INSS!

O calendário do 13º Salário do INSS de 2024 já está disponível. Consulte a previsão de pagamento do abono.

0

Você sabe quando ocorre o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário do INSS em 2024? É importante ficar atento a essa informação para organizar suas finanças e planejar um bom uso deste benefício extra anual.

Não é novidade para ninguém que o pagamento do 13º Salário do INSS acontece nos meses de agosto e novembro de cada ano. Isso porque a antecipação que aconteceu nos últimos anos foi uma tentativa de aliviar as consequências da pandemia.

Se você quer saber as datas de pagamento deste benefício e se existe previsão de antecipação, continue a leitura e confira!

Quando será paga a primeira parcela do décimo terceiro salário do INSS?

Pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário INSS será em agosto (Fonte: Edição/ Jornal JF).
Pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário INSS será em agosto (Fonte: Edição/ Jornal JF).

A previsão é que o pagamento da primeira parcela do 13º Salário do INSS em 2024 seja em agosto no mesmo dia do recebimento do benefício recorrente. Você pode consultar essa data no calendário divulgado pelo órgão e corresponde ao Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Calendário INSS 2024 (Fonte: Edição/ Jornal JF).
Calendário INSS 2024 (Fonte: Edição/ Jornal JF).

Vale destacar que o valor dessa parcela corresponde a 50% do benefício integral daquele mês e o pagamento acontece na mesma conta bancária que o beneficiário normalmente recebe do INSS. Isso facilita a administração dos valores recebidos.

Leia mais: Boa Notícia: INSS Libera 3 Pagamentos Extras para Aposentados em Fevereiro – Confira Agora!

Como esse valor é um abono natalino, ou seja, é um benefício extra, é importante usá-lo com discernimento. Por isso, os beneficiários precisam planejar com antecedência como vão utilizar esse dinheiro. 

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

E a segunda parcela?

Como o pagamento do décimo terceiro salário do INSS acontece em duas parcelas, a segunda acontece em geral no mês de novembro. Assim como a primeira parcela, esse recebimento ocorre no mesmo dia do benefício recorrente.

Leia mais: REVISÃO INSS: Salários dos Aposentados Crescem 25% – Veja como receber

Nesse caso, a diferença é que o valor recebido corresponde aos 50% restantes do benefício com descontos. Os valores que podem ser deduzidos são referentes ao Imposto de Renda e o empréstimo consignado, caso sejam aplicáveis.

Há previsão de antecipação dessas datas?

Nos últimos anos as parcelas do décimo terceiro foram antecipadas em decorrência da pandemia. Isso porque o governo queria amenizar as consequências da doença na vida de quem recebe o benefício do INSS.

Leia mais: Maravilha! Governo liberou melhor que o 13º Salário – Pagamento de R$ 600 para idosos de 60+

Apesar de muito aguardado pelos beneficiários este ano, não existe previsão de antecipação do 13º Salário em 2024, de acordo com o INSS. Portanto, se mantêm as datas de agosto e novembro para pagamento das primeira e segunda parcelas do abono natalino.

Quem tem direito ao pagamento deste benefício extra?

Esse abono extra é pago aos beneficiários do INSS que receberam o benefício durante 2024, ou seja, estão aptos para isso quem teve acesso aos auxílios de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Leia mais: Confira Agora: Calendário de Pagamento da Aposentadoria do INSS para Fevereiro- Não perca as Datas!

Para consultar esse pagamento, é possível entrar em contato pelo número 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o site Meu INSS com as suas credenciais. É importante mencionar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito às parcelas do décimo terceiro salário.

Agora que já sabe quando será o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário do INSS, fica mais fácil organizar e planejar o uso deste dinheiro extra.

Veja Também: Confira mais informações sobre as datas e os valores do 13º Salário INSS 2024

SAIU as DATAS e VALORES de PAGAMENTOS do 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS 2024 – VEJA quem tem DIREITO (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.