Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Prova de Vida INSS 2024 – Como Evitar Bloqueios do Seu Benefício! Revelação aqui

Evite bloqueios, conheça quem deve realizar a prova e entenda todo o processo. Mantenha seu benefício INSS atualizado. Saiba mais!”

0

A Prova de Vida do INSS 2024 já começou! Portanto, a comprovação de existência anual, mais conhecida como Prova de Vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passou por mudanças significativas em 2024, tornando o processo mais tranquilo e eficiente para os beneficiários. Confira quais são.

O que é a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida é um procedimento anual que confirma a existência dos beneficiários do INSS. Portanto, o órgão agora tem responsabilidade integral pela comprovação de vida dos segurados, utilizando um sistema de comparação de informações em diversos bancos de dados. Então, o segurado não mais obrigando o beneficiário a se deslocar até uma agência do INSS para a verificação.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quem está obrigado a realizar a Prova de Vida do INSS 2024?

Todos aqueles que recebem benefícios de longo prazo do INSS, como aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, devem realizar a Prova de Vida do INSS 2024.

Leia mais: Confira o Calendário de Pagamento do BPC 2024: Beneficiários já podem consultar as datas!

E se a Prova de Vida do INSS não for realizada?

Idoso pode receber comunicado para fazer a Prova de Vida do INSS 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)
Idoso pode receber comunicado para fazer a Prova de Vida do INSS 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)

Caso o INSS não consiga comprovar a vida do segurado a partir de suas bases de dados, um aviso é enviado ao beneficiário, que terá então 60 dias para realizar o procedimento. Portanto, a Prova de Vida do INSS 2024 poderá ser pelo aplicativo “Meu INSS” ou ainda em uma agência física. A falta de comprovação acarreta o bloqueio do benefício.

Leia mais: Proposta no Congresso pode aumentar benefícios do INSS a cada cinco anos

O processo está mais fácil e mais variado, mas ainda assim a atenção dos beneficiários é importante. Mantenha seu endereço atualizado no cadastro do “Meu INSS” para evitar possíveis problemas e suspensões indevidas de seu pagamento.

Leia mais: Descubra Agora: Emissão Online da Carteira do Idoso para Transporte Interestadual Gratuito!

Para mais informações sobre o processo da Prova de Vida de 2024, além de outras notícias e informações importantes do INSS, acompanhe nossos canais.

Veja Também:

CONFIRMADO INSS: BANCOS PAGANDO 13 salário em JANEIRO? VEJA AGORA os VALORES e QUEM tem DIREITO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.