A comprovação da existência de um beneficiário acontece por meio do procedimento obrigatório chamado prova de vida e em alguns casos existe a possibilidade de realização de forma online. Com o procedimento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) evita fraude e realiza a manutenção dos benefícios como, por exemplo, os pagamentos mensais seguindo o calendário anual.
Precisamos mencionar que a comprovação de vida, passou por uma suspensão que durou até o dia 31 de dezembro de 2021. Mas do mês de janeiro de 2022 em diante, o órgão informou o retorno da obrigatoriedade do procedimento para todos os beneficiários.
Todavia, algumas mudanças aconteceram e o procedimento deixou de ser obrigatória presencialmente. Dessa forma, agora, o processo acontece pelo cruzamento de dados em bases governamentais. Não precisando mais os e segurado ir pessoalmente na agência bancária
Apesar dessa revolução, em alguns casos, as pessoas ainda precisam fazer a prova de vida, como no caso daqueles que pertencem à Previdência Estadual, que permite o procedimento online. Continue acompanhando para mais detalhes!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Prova de vida INSS online: quem pode fazer?

Os aposentados e pensionistas ligados a Previdência Estadual, a partir do dia 1.° de setembro, contam com uma ferramenta para a prova de vida online por meio da internet. Contudo, a presencial ainda vai estar em vigor, segundo o Governo do Rio Grande do Norte.
Leia em seguida: APROVEITE: Aposentados Poderão Acessar Crédito de até R$20 mil com Projeto da Margem Social do Consignado – Confira a situação
Nesse sentido, o sistema surge de um convênio entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e o Ministério da Previdência Social. A ferramente de prova de vida online não afeta os beneficiários do INSS, apenas da Previdência Estadual do Rio Grande do Norte, que acontece pelo Gov.br, por um aplicativo de celular.
Para conseguir utilizar a ferramenta, você precisa usar o aplicativo no seu smartphone ou acessar o site Gov.br e fazer o seu cadastramento caso ainda não tenha. Posteriormente, ao login, você vai precisar seguir os comandos para efetivar a declaração. O aposentado ou pensionista precisa fazer o procedimento no mês do seu aniversário.
Passo a passo da prova de vida online
1.° – Baixe o aplicativo Gov.br em seu celular;
2.° – Se não tiver cadastro, primeiro faça um;
3.° – Posteriormente, na tela inicial, clique em “Serviços” e em “Prova de vida”;
4.° – Na tela “Histórico de Prova de Vida”, clique na opção “Prova de vida pendente”;
5.° – Em “Autorização”, selecione “Autorizar”;
6.° – Siga os comandos para conseguir fazer o reconhecimento facial;
7.° – Em seguida, na tela de Autorização, você vai conferir a situação da prova de vida que deve mudar para “Autorizado”.
Por fim, vale reforçar que no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, a prova de vida online vai estar disponível caso o órgão solicite a realização.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!