Destaca-se que, o número de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é, em média, de 38 milhões. Nesse sentido, vigora a necessidade de exigir o cumprimento de determinados requisitos, aos quais, aqueles que não cumprem, INSS corta benefício.
Em vista disso, as exigências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são realizadas para que os atendimentos continuem sendo realizados com excelência, transparência e segurança sem prejudicar aqueles que precisam dos valores todos os meses para a sobrevivência.
Então, veja a seguir tudo sobre o INSS corta benefício de segurados e entenda. Leia na íntegra.
Por qual razão o INSS exige o cumprimento de regras como a realização de procedimentos como a prova de vida?
Em nossa introdução, falamos sobre a existência de quase 40 milhões de segurados do INSS. Em vista disso, destaca-se que todos os serviços do INSS são analisados por pessoas humanas, ou seja, não há nenhum robô que faça a análise dos processos e dos benefícios.
Nesse sentido, exige-se o cumprimento de regras, além de procedimentos como a prova de vida do INSS, para manter a execução dos serviços e também a transferência correta das aposentadorias, pensões e outros benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Não obstante, ao longo dos anos, o INSS vem tentando deixar os processos menos burocráticos e auxiliar os aposentados, através da digitalização dos processos e também passam a executar outros, como a prova de vida que passou a ser da alçada do próprio instituto.
Em contrapartida, se o instituto não consegue comprovar a vida do beneficiário, tenta ir atrás deste, e se nada for feito, o beneficiário pode perder a sua aposentadoria ou pensão, por exemplo. Digamos que a regra de comprovar que está vivo, se torna mais uma vez, do beneficiário.
Leia em seguida: NOVIDADE: Reajuste salarial de 10,68% para APOSENTADOS confirmado – Confira rapidamente!
Dessa forma, o INSS busca a realização desses procedimentos para manter a segurança, transparência a plena execução dos serviços!
Urgente: INSS corta benefício para este grupo
Em 9 de outubro de 2023, o INSS divulgou a lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do órgão que terão o pagamento suspenso por não atenderem a convocação e respectiva notificação para realizar a prova de vida anual, referente aos aniversariantes de julho de 2023.
Em vista disso, o restabelecimento dos pagamentos vão estar subordinados a realização da prova de vida. Ou seja, o interessado deve comparecer em qualquer agência do banco onde recebe os valores do INSS, com documento de identidade.
Leia em seguida: Saiu lista de Pagamento dos Atrasados do INSS – Veja agora quem irá receber
No entanto, “na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção, deverá ser solicitada visita técnica para comprovação de vida do titular do benefício”, ficando o pagamento restabelecido provisoriamente até que seja realizada a visita”, informa o Diário Oficial da União (DOU).
Em suma, a realização dos procedimentos mencionados, são utilizados para averiguar que o beneficiário continua vivo e apto a receber os valores devidos. Do contrário, poderá perder a sua aposentadoria ou outro benefício e para voltar a receber, pode ser caso de Justiça!
INSS cortou meu benefício. E agora?
Em síntese, para pedir a reativação do benefício, o próprio beneficiário pode fazer a solicitação através do site ou aplicativo Meu INSS. Nesse sentido, também pode indicar um advogado ou um representante na Justiça. E a solicitação pode ser realizada através do telefone de atendimento INSS, 135.
E qual a importância do Meu INSS neste processo?
Desde que foi instituído, o Meu INSS é utilizado para manter os dados do aposentado, pensionista ou outro beneficiário atualizado no sistema. Ou seja, o aposentado precisa estar sempre de olho nas notificações do instituto para não perder prazos e não correr o risco de ter o corte no benefício.
Leia em seguida: DINHEIRO EXTRA NA CONTA DOS APOSENTADOS! Receba PARCELA EXTRA DE R$1320 em NOVEMBRO – Consulte a lista de quem terá direito
Dessa forma, o Jornal JF destacava sobre a importância de manter os dados atualizados no sistema do INSS e que não incorra em fraudes e irregularidades, para não correr o risco de perder o seu benefício. Inclusive, siga a risca todas as recomendações realizadas pelo sistema.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!