A pandemia de Covid-19 alterou significativamente o convívio social. Durante um tempo, as pessoas se isolaram para evitar o risco de contágio. No entanto, a mudança também causou um impacto econômico nas famílias, com pessoas perdendo seus empregos, ou diminuindo a carga horária e, consequentemente, o salário.
Por outro lado, os benefícios do INSS não tiveram reduções e passaram a ser a principal renda de muitas famílias. Em 2024, mais uma vez, o Governo decidiu antecipar o pagamento do 13º salário. Os pagamentos foram realizados nos meses de abril e maio (1ª e 2ª parcela, respectivamente).
Antecipação do 13º Salário do INSS: Benefícios e Desafios
A antecipação do 13º salário do INSS sempre gera discussões. Algumas pessoas acreditam que ela contribui positivamente para o financeiro dos beneficiários, enquanto outras acham que não é uma boa ideia, já que não haverá nenhum abono no final do ano.
De qualquer forma, o INSS finalizou os pagamentos nos meses citados, com o salário de benefício. O 13º salário do INSS é devido a quem recebe aposentadorias, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-reclusão e auxílio-acidente. O Benefício de Prestação Continuada, infelizmente, não tem direito aos valores, pois se trata de benefício assistencial.
Quem Tem Direito ao 13º Salário do INSS?
O 13º salário do INSS é destinado a diversos beneficiários. Veja a lista completa abaixo:
- Aposentados
- Pensionistas por morte
- Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária
- Beneficiários de auxílio-reclusão
- Beneficiários de auxílio-acidente
No entanto, algumas pessoas ficaram de fora da antecipação do abono, mesmo recebendo benefícios que dão direito a ele. Essas pessoas começaram a receber o benefício após a antecipação, não havendo tempo hábil para incluí-las.
Quando Será Pago o 13º Salário para Novos Beneficiários?
Estes beneficiários que ficaram de fora da antecipação receberão o 13º salário em novembro, em parcela única, com valor proporcional ao tempo em que recebem o seu benefício. A informação foi divulgada pelo próprio INSS:
“O INSS informa que o 13º dos segurados que tiveram o benefício concedido após a antecipação da gratificação natalina será pago juntamente com o pagamento da folha de novembro/2024 (calendário que se inicia em 25/11/2024 e vai até 06/12/2024) ou no mês da cessação do benefício, se for antes de dezembro/2024.”
Assim, basta aguardar o mês de novembro para receber a parcela no lote extra liberado pelo INSS.
Além disso, é sempre importante lembrar que a antecipação do 13º salário pode ser uma faca de dois gumes. Enquanto alguns beneficiários utilizam o valor extra para quitar dívidas ou fazer investimentos, outros podem sentir falta do abono no final do ano, que geralmente é usado para despesas de fim de ano ou festas familiares.
Se a antecipação continuará a ser uma prática nos próximos anos ainda é uma questão em aberto, mas o impacto econômico positivo em curto prazo pode ser um fator determinante para a sua continuidade.
Portanto, é crucial que os beneficiários planejem bem o uso desse recurso extra para garantir que ele seja utilizado da melhor forma possível, tanto para emergências quanto para investimentos a longo prazo.