Foi recentemente divulgada uma notícia curiosa ligada ao Jornal Nacional. O programa é atualmente o que mais recebeu verba publicitária do governo federal, ou seja, no primeiro ano da atual gestão de Lula.
Os anúncios voltados para o telejornal líder da (Globo) acumulam um valor aproximado de R$ 24 milhões. Também é válido destacar que a atração chegou a até mesmo no terceiro lugar no mesmo ranking no decorrer da gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL), onde a grande parcela da verba de anúncios foi enviada para o Jornal da Record.
Deseja estar por dentro de todas as informações pertinentes sobre esse assunto? Então prossiga atentamente com a leitura abaixo. Garantimos que nenhuma dúvida ficará no ar a respeito desta pauta em particular.
Mais programas beneficiados com a gestão Lula

Assim como o Jornal Nacional, o segundo programa que mais recebeu inserções publicitárias vindas do governo é o Fantástico, também da Globo. O programa conta com anúncios que somam R$ 11,7 milhões.
Leia mais: Navio de Ajuda Sai do Chipre Rumo à Faixa de Gaza pela Primeira Vez!
As quantias levam em consideração as veiculações no canal nacional e também nas emissoras regionais do grupo. Além disso, o governo Lula também veiculou propagandas de R$ 10,6 milhões no Jornal da Record, que ficou como líder com Bolsonaro e hoje está na terceira colocação.
Segundo dados apresentados, no primeiro dia do mês, a Globo ficou na liderança da audiência na Grande São Paulo, apresentando uma média de 10,5 pontos, seguida da Record, que registrou um total de 3,9 pontos.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Protagonismo absoluto
Durante o mês de julho, foi mostrado que o Grupo Globo, conseguiu recuperar o comando na publicidade federal no governo Lula. Em uma ocasião. a verba que a platinada foi até mesmo inferior a da Record e também SBT nos primeiros anos que Bolsonaro estava na presidência.
Leia mais: Morte de Daniel Alves: Como os Boatos Começaram e Quem Estava por Trás?
Somando veículos de televisão, rádio e também internet da Globo, todos receberam em 2023 anúncios de pelo menos R$ 118 milhões. Nesse sentido, a quantia significa aproximadamente um terço dos R$ 358 milhões em publicidade mostrado no portal da Secom.
As verbas originadas do governo foram majoritariamente para ações da Secom (R$ 185 milhões), assim como para o Ministério da Saúde (R$ 151,1 milhões), a maior campanha no ano, de 100 dias do governo custou cerca de R$ 43,3 milhões em anúncios.
Força das redes sociais
Outro grande destaque neste âmbito é as plataformas de redes sociais, com todas estando entre as empresas que mais foram contempladas pela verba do governo. A Meta, por exemplo, que comanda gigantes como Facebook, Instagram e WhatsApp, conseguiu um acumulado de R$ 13,3 milhões em anúncios no ano passado.
Leia mais: Projeto prevê isenção de imposto para empresas inclusivas- Confira como vai funcionar
O TikTok recebeu R$ 5,5 milhões e o Google R$ 4,3 milhões. O X (antigo Twitter) faturou R$ 3,7 milhões. Vale ressaltar que assim como os casos da TVs, não é possível saber o total recebido pelas empresas em publicidade federal.
O motivo para isso é porque a classificação dos dados ficam parciais e ainda por cima não consideram campanhas de bancos e estatais. Por fim, a verba para comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo alavancou na atual gestão Lula, de R$ 815 milhões, no ano passado, foi para R$ 1,45 bilhão em 2024.
Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz para você diariamente as melhores notícias sobre INSS, política, economia, entretenimento e outros diversos assuntos para mantê-lo atualizado. Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se sempre atualizado!
Veja Também: Nova carteira do idoso libera vários benefícios
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!