O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou que vai fazer o pagamento antecipado e simplificará o acesso ao saque do Bolsa Família para certos beneficiários em circunstâncias específicas. Veja quem terá direito a receber o benefício antecipadamente.
Pagamento do Bolsa Família antecipado
Devido à situação de calamidade no estado do Rio Grande do Sul, o pagamento será unificado. Assim, os beneficiários receberão no primeiro dia de pagamento conforme o calendário, independentemente do final do NIS. Para este mês, o primeiro dia de pagamento é 17 de maio.
Em situações de calamidade, o MDS implementa o pagamento unificado do Bolsa Família. Essa medida permite a liberação do benefício sem seguir a ordem de escalonamento, começando no primeiro dia de pagamento estabelecido no calendário do Programa, independentemente do final do NIS.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Saque do Bolsa Família antecipado
Segundo o órgão, o Bolsa Família pode ser sacado mesmo sem o uso do cartão ou documento (em caso de perda), desde que acompanhado de uma Declaração Especial de Pagamento emitida pela prefeitura.
Além disso, o ministério estendeu o prazo para as famílias que necessitam atualizar seus cadastros. “Os prazos de atualização cadastral e os efeitos nos benefícios do Bolsa Família para as famílias envolvidas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral do Cadastro Único foram prorrogados”, informou em comunicado.
Situação de Calamidade no Rio Grande do Sul
O governo do Rio Grande do Sul solicitou apoio ao ministério para auxiliar a população durante a crise. A pasta está em contato com as autoridades estaduais para determinar medidas de assistência social aos municípios afetados, como a distribuição de cestas de alimentos.
O estado está passando por um dos piores desastres climáticos de sua história. Os temporais resultaram em mais de 80 mortes e centenas de desaparecidos, além de mais de milhares de afetados por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais.
O rompimento parcial da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 02 de Maio. Especialistas alertam que o colapso pode elevar o nível do Rio Taquari, colocando em risco cidades situadas rio abaixo do local do rompimento.
A Defesa Civil orienta os moradores de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado a deixarem as áreas de risco e buscarem abrigos públicos ou locais seguros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma equipe ministerial estão no estado nesta quinta-feira, dia 02 de Maio. Lula assegurou que o governo federal disponibilizará recursos para auxiliar a população e reconstruir os municípios gaúchos afetados por tempestades e enchentes.
Veja Também: SAIU: 2 SURPRESAS na FOLHA de PAGAMENTO dos APOSENTADOS neste MÊS?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!