O Cadastro Único chegou com o intuito de facilitar a vida de inúmeros cidadãos que possuem direito para certos benefícios.
Nesse sentido, a grande maioria da população já ouviu falar sobre o Cadastro Único. No entanto, muitos ainda não sabem de fato o que é e quem pode ter direito. Por conta disso, abordaremos os detalhes sobre o assunto agora.
Afinal, o que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único torna-se o caminho primário para que grande parte da população brasileira possa obter automaticamente os benefícios originados do Governo Federal. Desse modo, o Cadastro Único é fundamental para o sucesso do recebimento.
Leia mais: Quem é aposentado pode ter cartão de crédito? Confira as dicas para fazer a contratação
Alguns benefícios incluídos são: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira da Pessoa Idosa, Água para Todos, Isenção de Taxa em Concursos Públicos e Minha Casa Minha Vida.
A criação do Cadastro Único ocorreu em 2001, tendo como intuito principal apontar e analisar as famílias brasileiras que encaram situações de pobreza ou extrema pobreza através de dados disponibilizados pela população.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem tem direito ao Cadastro Único?
Todas as famílias que contam com uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ficam automaticamente elegíveis e devem ficar incluídas no Cadastro Único. Por outro lado, as famílias que excedem a quantia podem ficar cadastradas para participar de iniciativas exclusivas.
As análises de cadastro levam em consideração caso as famílias fazem parte de comunidades ou povos tradicionais ou grupos específicos. Como por exemplo: indígenas, quilombolas, população em situação de rua ou ribeirinhos.
Como realizar a inscrição no Cadastro Único?
O cadastro é realizado física, através de um posto de atendimento na cidade que a família vive, ou seja, nos próprios CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Após isso, o principal responsável pela família possui a obrigação de levar documentos de todos os membros que vivem com o mesmo.
É de suma importância estar com os CPFs de absolutamente todos, assim como um comprovante de residência, como uma conta de luz, por exemplo.
Importância de deixar o cadastro no Cadastro Único atualizado
É de extrema importância reforçar que todos devem prezar por manter cada um dos dados pessoais muito bem atualizados. Sempre que houver alguma alteração na família como mudança de residência e nascimento de filho, tudo deve estar constado.
O principal responsável pela família se deslocar até um posto de atendimento, como o CRAS com o grande objetivo de atualizar todas as informações que possivelmente foram alteradas por conta de alguma mudança familiar.
Veja Também: NOVA LINHA de CRÉDITO sem MARGEM para APOSENTADOS 2024
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!