Com o objetivo de evitar o desperdício de estoques de vacinas contra a dengue prestes a vencer, o Ministério da Saúde expandiu o público-alvo da imunização. Doses com validade até 30 de abril serão destinadas, prioritariamente, a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
Além disso, os gestores municipais poderão decidir estender a vacinação para pessoas de 4 a 59 anos, conforme especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa.
Decisão do Ministério da Saúde sobre a Vacina contra a Dengue

“A fim de evitar o desperdício de vacinas contra a dengue com validade até 30/04, os municípios poderão ampliar a faixa etária de vacinação, incluindo agora crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Em situações emergenciais, a estratégia poderá ser estendida para a faixa etária aprovada pela Anvisa, de 4 a 59 anos, dependendo da disponibilidade de doses com vencimento até 30 de abril de 2024″, declarou Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, em postagem nas redes sociais.
A Secretária reforçou que a mudança na estratégia é temporária devido à proximidade da data de validade das vacinas. No entanto, aqueles que receberem a vacina neste contexto terão garantida a administração da segunda dose.
“Cada município tem sua própria situação em relação ao estoque e à disponibilidade das vacinas, então é essencial checar com a prefeitura a faixa etária que está sendo contemplada. Dessa forma, agora, mais do que nunca, é fundamental levar as crianças para atualizar suas cadernetas de vacinação, garantindo sua proteção e reduzindo os riscos de dengue”, enfatizou.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Campanha de Vacinação contra a Dengue
A campanha de vacinação contra a dengue teve início em fevereiro, com a distribuição de doses para 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, conforme determinado pela pasta ministerial.
“Embora a vacina contra a dengue esteja disponível, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método de prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e zika), seja por meio do manejo integrado de vetores ou da prevenção pessoal dentro dos domicílios”, alerta o Ministério da Saúde.
Desse modo, a melhor forma de combater o mosquito é impedir sua reprodução, mantendo a caixa d’água fechada, amarrando bem os sacos de lixo, colocando areia nos vasos de planta, colocar em pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, receber os agentes de saúde, não acumular sucata e entulho e esvaziar garrafas, potes e vasos.
Veja Também: NOVO LIMITE de IDADE para EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS do INSS? – CONFIRA AGORA NOVAS REGRAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!