Na sexta-feira, 26 de abril, teve início a terceira e última fase dos estudos clínicos da primeira vacina contra o câncer de pele melanoma, no Reino Unido. Durante a pesquisa, será avaliada a eficácia e a segurança do imunizante personalizado de mRNA (RNA mensageiro) na prevenção da reincidência da doença. Os dados até agora indicam que a fórmula reduz o risco de metástase em 65%.
Vacina contra o Câncer
Sob liderança dos cientistas e médicos oncologistas do University College London Hospitals, o estudo sobre imunoterapia com a vacina contra o câncer de pele planeja recrutar até 1.089 pacientes, selecionados em diferentes regiões do mundo.
Durante o estudo, uma parte dos pacientes será submetida ao tratamento oncológico convencional, utilizando o pembrolizumabe para prevenir a recorrência do câncer. Enquanto isso, outra parcela dos voluntários receberá um novo tratamento, que consiste na vacina mRNA-4157 (V940), desenvolvida pela farmacêutica Moderna, combinada com o medicamento Keytruda (pembrolizumabe), da MSD.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O que é o Melanoma ?
O melanoma é a forma mais severa de câncer de pele, caracterizada pelo crescimento descontrolado (neoplasia) dos melanócitos, células produtoras de melanina – a substância que determina a cor da pele.
Nas últimas décadas, as taxas de incidência do câncer de pele melanoma têm aumentado, com cerca de 325 mil novos casos por ano em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima aproximadamente 8,9 mil novos diagnósticos anuais, com 1,8 mil mortes relacionadas a essa doença.
Paciente recebeu a Vacina contra o Câncer
A vacina encontra-se em fase de testes, porém, pode significar uma transformação considerável na qualidade de vida dos pacientes que lutam contra o câncer de pele, uma vez que o imunizante possui o potencial de evitar a reincidência da doença após o tratamento inicial. Isso é especialmente relevante, dada a dificuldade comum enfrentada pelas terapias existentes.
No entanto, é crucial garantir a segurança da vacina antes de sua liberação no mercado, conforme proposto pela última fase do estudo clínico em humanos. Entre os participantes recrutados está o músico britânico Steve Young, de 52 anos.
“Estou me considerando muito privilegiado por participar deste ensaio clínico“, declara Steve, o primeiro paciente a receber a vacina contra o câncer, em um comunicado. “Embora tenha sido um grande choque quando recebi o diagnóstico de câncer de pele, agora estou ansioso para evitar qualquer possível recorrência após o tratamento”, compartilha. “Esta é, sem dúvida, a minha melhor chance de vencer o câncer“, conclui.
Leia Mais: SAIU AGORA: Aposentadoria do INSS está sendo suspensa por falta de procedimento importante
Apesar das expectativas de Steve, ele ainda não sabe se recebeu a vacina de mRNA ou se está recebendo o tratamento convencional. Isso se deve ao caráter duplo-cego do estudo. No entanto, caso ele tenha sido designado para o grupo de controle, ele receberá o tratamento convencional após a conclusão dos testes clínicos.
Veja Também: APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS e SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!