Desde quinta-feira (dia 2), os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima de um salário mínimo (mais de R$ 1.412) terão uma surpresa especial. O pagamento abrangerá dois grupos de segurados a cada dia, até o dia 8, conforme o último número do cartão de pagamento. Essa remuneração será efetuada juntamente com o benefício mensal. Quer saber qual é a surpresa para aposentados? Leia este artigo até o final!
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Antecipação de Abono para Segurados do INSS
Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o início do pagamento do abono ocorreu em 24 de abril e continuará até o dia 8, com um grupo contemplado por dia. Este benefício será concedido a indivíduos que recebem auxílio por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
A segunda parcela do abono, já com os descontos legais, como o Imposto de Renda, será paga entre os últimos cinco dias úteis de maio e os primeiros cinco dias úteis de junho para aqueles que recebem até o salário mínimo. Por outro lado, para os beneficiários que ganham acima desse valor, os pagamentos seguirão o mesmo período.
Leia Mais: Urgente: Governo discorda de TCU e diz que NÃO vai antecipar o PIS Pasep – Entenda
Consultar valores
Para os aposentados, é possível verificar os detalhes dos valores e datas de pagamento do 13º salário por meio do aplicativo Meu INSS, que está disponível para smartphones e tablets, ou acessando o site gov.br/meuinss.
Leia Mais: Urgente – ALERTA GERAL: Caixa Econômica Convoca Trabalhadores para Sacar Grana Extra de 1971 a 1988!
Cronograma de pagamento do 13º
Leia Mais: Aumento Extra no Salário dos Aposentados: Calendário de Pagamento para Maio Já Disponível!
Redução nas taxas do consignado
O Diário Oficial da União divulgou uma segunda surpresa para os aposentados: a Resolução 1.363 do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS), recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fixe o teto máximo de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas em 1,68% ao mês. Além disso, o texto estabelece uma taxa de 2,49% ao mês para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício. Anteriormente, esses percentuais eram de 1,72% e 2,55% ao mês, respectivamente.
As novas taxas entrarão em vigor cinco dias após a publicação da decisão do CNPS no Diário Oficial da União. Conforme as regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo, sendo 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. No momento, há 63.746.598 contratos de consignado ativos, abrangendo todas as modalidades disponíveis. Essa atualização representa mais dinheiro na conta dos aposentados, proporcionando uma vantagem financeira adicional.
Leia Mais: ALERTA VERMELHO – Chuvas no Rio Grande do Sul deixa cidades destruídas e pessoas mortas
Veja também: CALENDÁRIO de PAGAMENTOS INSS: SAIU LISTA de quem vai RECEBER GRANA EXTRA + SUSPENSÃO dos DESCONTOS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!