A declaração do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ele compara as ações do Estado de Israel ao governo nazista da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, foi amplamente divulgada pela imprensa israelense.
Assim, segundo Lula, “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus.” Dessa forma, o governo de Israel não gostou nem um pouco dessa declaração.
Lula declarado Persona non grata por Israel
Nesta segunda-feira, o governo de Benjamin Netanyahu declarou o líder brasileiro como persona non grata.
Leia Mais: Calendário Oficial: Descubra Quando Será Paga a Primeira Parcela do Décimo Terceiro Salário do INSS!
Persona non grata é uma expressão em latim que significa literalmente “pessoa não agradável” ou “não bem-vinda”. Na diplomacia, essa expressão é usada para designar um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo para realizar atividades oficiais em determinado país.
Segundo Lazar Berman, o correspondente de assuntos diplomáticos do jornal online israelense The Times of Israel, a afirmação de Lula é vista como “ignorante, na melhor das hipóteses”.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Relações estremecidas com Israel
Diante da recusa de Lula em retratar-se da declaração na qual comparou o conflito entre Israel e o Hamas ao Holocausto, o governo de Israel manterá o então presidente brasileiro como persona non grata e analisará os próximos passos a serem tomados.
Leia Mais: Descubra todas as doenças com direito ao BPC LOAS! Confira a lista completa agora mesmo!
Desse modo, o Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que não vai mudar sua posição, que foi anunciada pelo ministro Israel Katz.
Assim, até o momento não estão previstas medidas adicionais, por exemplo a suspensão de relações diplomáticas entre os dois países.
Não há interesse por parte de Israel, de que a crise entre os países evolua, já que segundo integrantes do Governo Israelense, o país sabe diferenciar o que é um posição do Governo e uma da população.
No entanto, medida adicionais podem vir a ser tomadas, caso as próximas ações e posições do Presidente Lula sobre o conflito na Faixa de Gaza seja insatisfatória.
Leia Mais: Renda Garantida: Idoso Sem Contribuição ao INSS Pode Receber Benefício Mínimo do Governo – Confira!
Portanto, a não retratação de Lula, é considerada um erro, que tira o Brasil da condição de país neutro em que se encontrava normalmente ao se tratar dos conflitos árabe-israelense.
Além disso, foi avaliado que essa condição coloca o Brasil mais distante dos países do mundo livre, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, podendo até haver um crescimento do antissemitismo no país.
A NOTÍCIA: FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSINISTAS do INSS – PAZ na VIDA FINANCEIRA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!