Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Renda Garantida! Idoso Sem Contribuição ao INSS Pode Receber Benefício Mínimo do Governo – Confira!

Confira detalhes do benefício de prestação continuada BPC.

0

Os Idosos que nunca contribuíram para o INSS têm direito a uma renda mínima mensal garantida pelo governo. Essa informação é crucial para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras e necessitam de apoio financeiro do governo federal. O auxílio é mais conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além dos idosos, ele se estende para quem é PCD e está impossibilitado de trabalhar por conta de doenças ou deficiências! Por ser um benefício do Governo, ele é de direito de todos os cidadãos brasileiros, no entanto, existem regras para concessão do auxílio. Sendo assim, confira com detalhes o benefício do governo.

Benefício BPC do INSS

Entenda como funciona o auxílio BPC.
Entenda como funciona o auxílio BPC. (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Em primeiro lugar, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos principais programas assistenciais procurados por idosos em todo o país. No entanto, como vimos acima, o pagamento não se limita a esse grupo. Pessoas com deficiência que não estão aptas ao trabalho também podem recorrer aos pagamentos do BPC/Loas.

Apesar de ser um auxílio do Governo, o pagamento ocorre pelo INSS de forma mensal, e seu valor tem como base o salário mínimo em vigor no país.

Leia mais: Alemanha supera o Japão e assume o posto de terceira maior economia mundial!

Assim, desde janeiro deste ano, o valor mensal do BPC é de R$ 1.412,00. Esse montante tem objetivo de ajudar a cobrir os gastos mensais de um idoso desempregado e em situação de vulnerabilidade, necessitado de auxílio.

Para acessar o BPC, é essencial que os interessados tenham cadastro no Cadastro Único. Por isso, caso queira recorrer ao BPC e não tenha cadastro ativo no programa, é possível se cadastrar em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quais são os requisitos para participar do BPC, pago pelo INSS?

Então, para receber o BPC, é necessário atender aos seguintes critérios que a Previdência Social estabeleceu, visando garantir o benefício a quem realmente precisa:

Leia mais: OFICIAL: Aposentados Receberão 3 Pagamentos Extras em Fevereiro – Confira as Novidades!

  • Ter 65 anos de idade ou mais;
  • Ter algum tipo de deficiência;
  • Ter uma renda de até 1/4 do valor do salário mínimo (R$ 353,00);
  • Estar inscrito no Cadastro Único.

Dessa forma, é altamente recomendado pelo INSS e pelo governo que, uma vez inscrito no CadÚnico, o beneficiário revise seus dados todos os anos ou imediatamente após uma solicitação direta do governo federal. Isso ajuda a evitar que o benefício seja suspenso.

Para solicitar o benefício, basta apenas que você recorra ao INSS indo até uma agência mais próxima da sua casa, levando seus documentos pessoais necessários.

Quando os pagamentos vão ocorrer?

Por fim, a próxima parcela de pagamentos do BPC está prevista para começar já em fevereiro. Sendo assim, utilize o penúltimo dígito do seu cartão do benefício e veja quando o seu depósito será ocorrerá:

Leia mais: INSS: 1ª PARCELA do 13º SALÁRIO para os APOSENTADOS – CALENDÁRIO INSS 2024 – VEJA DATAS e VALORES

  • Final 1: 23 de fevereiro;
  • Final 2: 26 de fevereiro;
  • Final 3: 27 de fevereiro;
  • Final 4: 28 de fevereiro;
  • Final 5: 29 de fevereiro;
  • Final 6: 01 de março;
  • Final 7: 04 de março;
  • Final 8: 05 de março;
  • Final 9: 06 de março;
  • Final 0: 07 de março.

Veja Também: Bancos são obrigados a pagar 30 mil para quem teve conta poupança!

Bancos PAGARÃO UMA Fortuna PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA?: ÚLTIMA CHAMADA para RECEBER (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista