No Brasil, a maioria dos aposentados recebe apenas um salário mínimo e frequentemente depende de auxílios do Governo Federal para cobrir todas as despesas mensais. Nesse sentido, em novembro, o INSS efetuará o pagamento de um abono extra.
Nessa perspectiva, o abono extra INSS, também denominado gratificação natalina, representa um meio de proporcionar alívio aos aposentados nas despesas do final do ano. Este é o momento em que os brasileiros mais despendem em festividades de final de ano, bem como em IPTU, IPVA e outros gastos.
Portanto, a seguir, conheça o funcionamento do abono extra INSS e as datas dos pagamentos. Verifique!
Do que se trata o abono extra INSS?

Resumidamente, o abono extra INSS foi estabelecido com o intuito de proporcionar alívio nas contas dos aposentados e pensionistas do INSS durante a temporada de festas de fim de ano. Esses montantes também são concedidos aos trabalhadores com carteira assinada e o pagamento ocorre em duas parcelas.
Nessa perspectiva, a parte do décimo terceiro salário é atualizada de acordo com o salário mínimo em vigor. Portanto, com o salário mínimo atual em R$1.320,00, os aposentados que recebem o mínimo terão seus pagamentos calculados com base nesse valor mínimo.
Leia em seguida: APOSENTADORIA ESPECIAL DO INSS: Novas regras anunciadas
Contudo, os beneficiários que recebem acima do salário mínimo têm seus valores atualizados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Portanto, as parcelas do décimo terceiro salário estão disponíveis para consulta na plataforma ou aplicativo Meu INSS.
Ressalta-se, entretanto, que em razão da relevância das quantias do abono extra INSS, a partir de 2020, com a eclosão da pandemia da Covid-19, os pagamentos estão sendo realizados de forma antecipada. Em outras palavras, os aposentados não necessitam mais aguardar até o final do ano para receber.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Datas de pagamentos abono extra INSS
No ano de 2023, os desembolsos dos montantes do décimo terceiro salário foram adiantados mais uma vez e já se concretizaram. Devido a isso, os pagamentos foram efetuados em duas parcelas no mês de maio e junho, beneficiando 30 milhões de aposentados.
Leia em seguida: Notícia ruim para aposentados: INSS está cortando benefícios para este grupo- Confira quem corre RISCO
Contudo, há beneficiários que iniciaram o recebimento do benefício após o mês de maio de 2023. Nestas situações, para que não sofram prejuízos devido à espera das próximas parcelas, receberão os montantes devidos em um único pagamento ainda em 2023.
Aprenda como consultar quando vai receber o abono extra INSS
De maneira sucinta, nestas situações, o aposentado ou pensionista pode realizar a consulta através da plataforma ou aplicativo Meu INSS. Além disso, vale ressaltar que a plataforma Meu INSS oferece todas as ferramentas essenciais para visualizar o status do seu benefício junto à Previdência Social.
Leia em seguida: Novo benefício INSS: Extra de 25% para Aposentados – Veja a lista de quem terá direito!
Aprenda dicas financeiras para os aposentados
Resumindo, se você já obteve os valores do abono extra neste ano, ainda restam os pagamentos dos meses de outubro, novembro e dezembro para os aposentados. Vale destacar, ainda, a remota possibilidade de pagamentos do 14 salário, embora as chances sejam quase nulas, ainda existem.
Resumidamente, o Jornal JF fornece notícias de última hora, inclusive sobre a possibilidade de indenização para milhares de brasileiros pela Caixa. Caso isso não seja suficiente, é aconselhável manter um equilíbrio na sua vida financeira para evitar complicações ao longo de 2024!
Leia em seguida: STF aprova: Aposentados de até 2008 terão Salário revisado e aumentado – Veja o que muda AGORA MESMO!
Salienta-se que os aposentados têm a opção de evitar ao máximo a solicitação de consignados para não sofrerem com as taxas de juros. Contudo, caso se torne necessário, é aconselhável manter um registro detalhado de todas as despesas e dívidas para uma análise completa de sua atual situação financeira.
Posteriormente, procure renegociar a totalidade das suas dívidas e, ao mesmo tempo, abstenha-se de adquirir novas dívidas. Nessa perspectiva, também evite realizar despesas supérfluas, e, assim que puder, estabeleça um fundo de emergência para não depender mais de surpresas inesperadas do INSS. Dessa forma, sua vida se transformará positivamente!
Leia em seguida: SAIU LISTA das dívidas que os Aposentados não precisam pagar – CONFIRA AGORA MESMO AQUI
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!