O valor extra de 25% para aposentadoria não é conhecido por muitos. Mas é direito importante disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Esse acréscimo é concedido em casos específicos onde o aposentado depende de outra pessoa para realizar atividades básicas do dia a dia. Porém, antes de conceder, o caso é analisado.
Vamos explorar as situações que garantem esse extra de 25% na aposentadoria por invalidez, os requisitos necessários, como solicitar o benefício e os documentos essenciais para dar entrada no processo. Confira!
Direito ao extra 25% para aposentados
O valor extra de 25% para aposentadoria só concede-se aos aposentados por invalidez que dependem de outras pessoas para realizar tarefas básicas do cotidiano. Portanto, se você é aposentado e necessita de um cuidador permanente para realizar tarefas simples do cotidiano, peça esse aumento no valor do seu benefício.
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Mas lembramos que o INSS costuma aceitar as seguintes situações para garantir a concessão desse adicional:
- Cegueira total;
- Perda de nove ou dez dedos das mãos;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando for impossível colocar a prótese;
- Dano de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando for impossível colocar a prótese;
- Alteração das capacidades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida cotidiana.
No entanto, outras situações em que o aposentado por invalidez depende da ajuda de terceiros também podem ser motivo para solicitar o adicional. Por isso, é importante a análise de cada caso.
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Veja como solicitar o adicional de 25% do INSS
Para solicitar o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez, entre na plataforma Meu INSS. Portanto, veja os passos abaixo para iniciar o processo:
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- Entre no site do Meu INSS.
- Clique no botão “Novo Pedido”.
- Digite o nome do serviço/benefício que você deseja solicitar.
- Na lista que aparecerá, clique no nome do serviço/benefício desejado.
- Leia as informações exibidas na tela e siga as instruções para fazer a solicitação.
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Ao solicitar o extra de 25% na aposentadoria por invalidez, é fundamental anexar os seguintes documentos:
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- Documentos médicos que comprovem a dependência de terceiros para realizar atividades básicas do dia a dia.
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante, se aplicável.
Vale lembrar que o segurado poderá ser chamado para realizar uma perícia médica, marcada pelo próprio INSS, em local, dia e hora específicos. Portanto, no dia da perícia leve os documentos de identificação, laudos médicos e exames originais. Ressaltamos que o processo, desde a solicitação até a concessão do adicional, costuma levar em média 45 dias úteis, conforme as informações fornecidas pelo INSS.
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