Já há algum tempo, inúmeros aposentados vem perdendo o direito ao benefício do INSS por acabarem sendo cortados da folha de pagamentos. São muitos motivos que podem estar causando isso, no entanto, um em especial merece destaque!
A grande notícia é que é possível evitar que isso aconteça com apenas alguns simples passos, confira na íntegra.
O que pode causar corte no benefício do INSS?
O principal objetivo do pente-fino do INSS é identificar fraudes e erros nos benefícios concedidos. Nesse sentido, dados divulgados pelo TCU (Tribunal de Contas da União), os salários pagos durante o período de 2021 e 2022 tiveram um aumento significativo, chegando a cerca de R$ 1 trilhão! Sendo que aproximadamente 10% desse valor está relacionado a erros ou fraudes na aposentadoria.
Dito isso, a ministra Tebet afirmou: “Se conseguirmos identificar e corrigir mesmo que 1% ou 2% dessas irregularidades, isso será suficiente para recompor o orçamento dos ministérios, que inicialmente teriam uma perda em 2024 em relação a 2023”.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: INSS anuncia pagamento de SALÁRIO EM DOBRO para este mês. Saiba mais!
Assim, pelo menos 7,8 milhões de cadastros constam com erros no INSS, que configuram um impacto financeiro estimado em R$ 2,9 milhões por ano. Dessa forma, precisamos esclarecer que todos os anos o INSS já realiza revisões nas aposentadorias para identificar irregularidades nos pagamentos dos benefícios, suspendendo ou cortando aqueles que apresentam fraudes.
Assim, o pente-fino do INSS é fundamental para economizar recursos com a Previdência Social e direcioná-los adequadamente aos beneficiários que atendem as regras estabelecidas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como o segurado é notificado para realizar a perícia médica?
Receber uma ligação do INSS não precisa ser motivo de desespero, pois, conforme o instituto, até março de 2021, 69.536 segurados do Benefício da Prestação Continuada, por exemplo, tiveram a oportunidade de consertar quaisquer inconsistências e continuar com o benefício.
“Se o INSS encontra algum indício de irregularidade ele manda essa cartinha. Algum documento que faltou no sistema de uma pensão por morte, por exemplo, pode ser um dos motivos, ou até mesmo o pente-fino dos benefícios por incapacidade, se faz mais de dois anos que aquela pessoa não faz uma perícia. Mas, tem como recorrer, legalmente o INSS te dá o direito de resposta para provar que recebe determinado benefício de forma legal”, afirmou João Badari, advogado especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados.
Leia mais: ALERTA: Dívidas eliminadas! Confira a lista das que você não precisa pagar. Veja agora!
Dessa forma, o instituto pode entrar em contato com você nos próximos dias para agendar a perícia médica. Dito isso, o instituto atualmente está entrando em contato com os segurados pelo número 11 2135 0135.
Caso receba uma ligação por esse telefone, pode ficar tranquilo que é o INSS. Por isso, fique atento, pois caso entrem em contato com você alertando que precisa fazer a perícia médica, por qualquer canal que não tenha esse número, ou o 135 oficial do instituto. Pode suspeitar de golpe! A seguir, confira como evitar perder o benefício caso seja chamado para a perícia!
Como evitar o corte no benefício do INSS?
O grande segredo para evitar o corte no benefício do INSS, em decorrência do pente fino, é mantê-lo atualizado. Ou seja, toda a documentação exigida pelo instituto deve estar atualizada, afim de evitar qualquer risco de corte no benefício.
Assim, caso seja chamado pelo INSS para realizar a perícia médica, é de suma importância levar todos os laudos originais, de preferência datilografado e organizados em ordem cronológica.
Além disso, exames de imagem, registros de tratamentos e receitas médicas com prescrições de tratamento devem ser levados. No mais, isso é tudo o que você pode fazer para evitar o corte pelo pente-fino, assim, seguindo essas orientações você não enfrentará problemas futuros.
Quem está na mira do pente-fino?
Os beneficiários abaixo precisam ficar atentos, pois o INSS pode ligar logo, logo para marcar a perícia.
- Aposentadoria por Invalidez (ou benefício por incapacidade permanente).
- Auxílio-doença (também conhecido como benefício por incapacidade temporária).
- Auxílio-acidente.]
Além disso, beneficiários presentes nas seguintes situações também estão sujeitos à revisão:
- Recebendo o benefício há mais de 6 meses e ainda não passaram por uma perícia.
- Não possuem uma data pré-determinada para finalização do benefício.
- Não têm indicação para reabilitação profissional.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!