ALERTA: Dívidas eliminadas! Confira a lista das que você não precisa pagar. Veja agora!
Algumas dívidas legalmente falando não precisam ser pagas. Veja quais são elas!
Você tem dívidas? Se sim, saiba que algumas delas podem ser eliminadas. Isso mesmo, você pode dar um fim, sem precisar pagar nada. Por isso, hoje você vai conferir uma lista de dívidas que idoso não precisa pagar.
Antes de mais nada, há leis e regulamentos de proteção a dívidas indevidas. Se acaso você que tem uma dívida que você pode acabar, é importante consultar um advogado para saber mais.
Veja algumas das dívidas que idoso não precisa pagar
Dívidas prescritas
Uma dívida prescrita é aquela que não teve pagamento por um determinado período, geralmente cinco anos. Depois que uma dívida prescreve, você não tem mais legalmente a obrigação de fato de pagá-la.
Dívidas abusivas
Uma dívida abusiva é aquela que viola as leis de proteção ao consumidor. Se você acha que tem uma dívida abusiva, você pode entrar com uma ação para anulá-la.
Dívidas contraídas por fraude o idoso não precisa pagar
Se te enganaram ou coagiram a adquirir uma dívida, você pode entrar com uma ação para anulá-la.
Dívidas contraídas por um menor
Menores de idade não podem legalmente assumir nenhuma dívida. Se você contraiu uma dívida quando era menor, você pode entrar com uma ação para anulá-la.
Leia mais: Governo cria NOVO AUXÍLIO e LIBERA R$850 para ESTE GRUPO – Veja quem tem direito
Dívidas contraídas em um acidente de carro
Se você foi vítima de um acidente de carro, você pode não ter a obrigação de pagar as dívidas relacionadas ao acidente.
Dívidas contraídas em um processo de falência
Se você declarou falência, então pode não ter mais obrigação legal de pagar algumas das dívidas que contraiu antes da falência.
Como saber se você tem dívidas que idoso não precisa pagar?
Se você acha que tem uma dívida que pode ser eliminada, existem algumas coisas que você pode fazer para verificar:
- Verifique a data de vencimento da dívida: Se a dívida já venceu há mais de cinco anos, ela pode estar prescrita.
- Verifique se a dívida é abusiva: Se você acha que cobraram a dívida com juros ou taxas abusivas, você pode entrar com uma ação para anulá-la.
- Veja se a dívida foi contraída por fraude! Dessa maneira, se te enganaram ou coagiram a contrair a dívida, você pode entrar com uma ação para anulá-la.
- Verifique se a dívida foi contraída quando você era menor! Se você contraiu a dívida quando era menor, você pode entrar com uma ação para anulá-la.
- Verifique se a dívida tem relação a um acidente de carro: Se você foi vítima de um acidente de carro, você pode não ter legalmente obrigação de pagar as dívidas relacionadas ao acidente.
- Veja se você declarou falência, portanto você pode não ter legalmente obrigação de pagar algumas das dívidas que contraiu antes da falência.
Cuidados ao tentar eliminar dívidas que idoso não precisa pagar
Ao tentar eliminar dívidas, é importante tomar algumas precauções para não haver problemas.
Não ignore as cartas ou ligações da empresa credora. Se você, idoso, ignorar as cartas ou ligações da empresa credora, encaminharão a dívida para uma agência de cobrança ou para um tribunal.
Não faça acordos com a empresa credora sem consultar um advogado. Se acaso você fizer um acordo com a empresa credora, é importante ter tudo por escrito.
Nem se deixe pressionar pela empresa credora, nada de ameaças.
Por fim, se você tem dívidas, é importante saber seus direitos. Assim, algumas dívidas podem ser eliminadas, o que pode ajudá-lo a melhorar sua situação financeira.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!