Veja agora! Medidas de segurança implementadas na prova de vida do INSS 2023. Confira em seguida todas as informações:
A comprovação de vida que os aposentados e pensionistas precisam fazer, passou por diversas mudanças no decorrer da pandemia de covid-19. Mas após essas remodulações, uma modificação veio para ficar e foi implementada no início desse ano, como tinha projetado o presidente na época Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: 13º Salário do INSS: Calendário SURPREENDE os aposentados!
O intuito esteve voltado a proporcionar mais comodidade e facilidade aos beneficiários para fazer a prova de vida. Isso porque, inúmeros possuem dificuldade em se locomover, gerando um transtorno para eles quando precisam realizar o procedimento anual.
Siga sua leitura para não perder nenhuma informação sobre a prova de vida do INSS 2023!
O que é a prova de vida?
A prova de vida é uma medida de segurança usada pelo órgão para a localização de benefícios previdenciários com irregularidades. Como em alguns ocorridos, o titular do benefício falece e a família continua recebendo o salário mensal, sem comunicar o óbito. Dessa forma, estamos diante de um recebimento indevido, que precisa cessar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O procedimento era feito anteriormente de forma presencial pelos aposentados e pensionistas no banco responsável por fazer o pagamento do seu salário. E, assim, confirmarem estarem vivos e aptos a receberem os pagamentos mensais normalmente. A prova de vida ocorria no mês do aniversário do beneficiário.
Diante as mudanças feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a prova de vida do INSS, em 2023, passou a ser feita automaticamente. Ou seja, os beneficiários não precisam mais sair de casa para fazer o procedimento, a responsabilidade, agora, fica para o próprio órgão. Essa alteração está em vigor desde o dia 1.° de janeiro desse ano.
Leia mais: Consulte o novo salário do INSS aprovado por Lula!
Como vai funcionar a prova de vida do INSS 2023?
Desde o mês de janeiro, a prova de vida, está acontecendo automaticamente, dispensando os aposentados e pensionistas de comparecerem no banco pagador do benefício para comprovarem estarem vivos. Portanto, o governo não elaborou nenhum cronograma para que os beneficiários façam o procedimento.
Para fazerem a prova de vida em 2023, o INSS, vai utilizar o cruzamento de dados nas bases do governo federal. Desse modo, a confirmação do procedimento pode ocorrer por meio dos seguintes atos:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Por fim, sem dados identificados, os aposentados e pensionistas, vão receber uma notificação do INSS, sobre a necessidade de fazer a prova de vida em 2023. Devendo preservar meios online, para não precisarem sair de casa para a realização do procedimento.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!