Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS: Conheça as 7 Profissões que Podem Solicitar Aposentadoria Antecipada em 2024!

Descubra a seguir como recorrer a aposentadoria antecipada do INSS.

0

Conquistar a aposentadoria e, finalmente, poder descansar recebendo os pagamentos frutos do seu trabalho é o sonho de todo brasileiro. Poder ter tempo livre para pensar em si mesmo e na família é um desejo comum das pessoas em geral.

Por isso, a oportunidade que a Aposentadoria Antecipada traz é imperdível, e nesse ano de 2024 você vai entender como ela funciona, o que mudou, e muito mais!

Continue conosco e não perca os detalhes dessa oportunidade.

Como funciona a aposentadoria antecipada?

A seguir, entenda o que é preciso para ter acesso a aposentadoria antecipada do INSS em 2024. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)
Entenda o que é preciso para ter acesso a aposentadoria antecipada do INSS em 2024. (Fonte: Edição/ Jornal JF)

O benefício da aposentadoria antecipada é uma regra especial do INSS que proporciona acesso de determinados grupos a aposentadoria antes da idade mínima compreendida pelas leis vigentes.

Após a reforma da previdência de 2019, os requisitos para obter um benefício previdenciário mudou ao ponto dos cidadãos brasileiros não entenderem mais as regras. Uma das maiores dúvidas é em relação à antecipação da aposentadoria. 

Leia mais: Tite Finalmente se Pronuncia Sobre Daniel Alves: Veja o que ele disse!

Como você sabe, o benefício é do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim, vale ressaltar que, como é uma antecipação do benefício antes da data prevista, o valor dos pagamentos podem ser menores que na aposentadoria padrão.

Além disso, é necessário ter em mente que este é apenas uma das aposentadorias do INSS disponíveis, tanto no âmbito público quanto no privado. 

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Profissões elegíveis para a aposentadoria antecipada do INSS

Como vimos anteriormente, a aposentadoria antecipada do INSS é válida para 7 grupos em 2024, segundo as regras da autarquia. Assim, os grupos de profissionais que podem recorrer ao pagamento antes da data vigente por lei são: aeroviários, enfermeiros, médicos, dentistas, químicos, industriais, jornalistas e motoristas de ônibus.

Leia mais: Solicitação de Benefícios do INSS: Tudo que Você Precisa Saber para Ser Atendido Mais Rápido!

Essas são profissões que geralmente envolve exposição continua a risco e substâncias que podem prejudicar a saúde. 

Com qual idade posso recorrer à aposentadoria em 2024?

Para descobrir com qual idade é possível se aposentar em 2024, antes, é preciso entender que por causa da Reforma da Previdência de 2019 existem alguns empecilhos em relação à idade para recorrer à aposentadoria. 

A forma mais comum de se aposentar é por meio da aposentadoria por idade mínima, assim, as regras são diferentes para os homens e mulheres nesta regra:

  • Homens: 65 anos mais um tempo mínimo de contribuição de 15 anos;
  • Mulheres: 62 anos mais um tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Leia mais: Caixa divulga editais para dois novos concursos públicos, oferecendo 4 mil vagas; Confira já!

Além desta, há a aposentadoria por tempo de contribuição. Mas nesse caso, para entender quantos anos de contribuição é necessário para recorrer à aposentadoria, existem as seguintes regras:

  • Mulheres: 30 anos de contribuição e mínimo de 57 anos;
  • Homens: 35 anos de contribuição e 60 anos.

Por fim, para se aposentar por idade em 2024 é preciso estar em conformidade com as regras acima. Além disso, vale ressaltar que existem outas formas de aposentadoria como, por invalidez, por idade rural (homens 60 anos e mulheres 55 anos), por deficiência por idade e por tempo de contribuição.

No entanto, o que cabe para a grande parte da população, são as regras de tempo de contribuição e a por idade.

Veja Também: STF toma decisão sobre a Revisão da Vida Toda! Confira

MARAVILHA: STF faz SURPRESA para os APOSENTADOS – REVISÃO da VIDA TODA! VEJA o que ACONTECEU (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista