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INSS ANUNCIA: Liberação Automática de Benefícios em Andamento – Saiba Tudo Aqui!

Chega de esperar por dias para começar a receber o seu benefício do INSS, novo sistema chegou para acelerar os processo, confira!

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Recentemente, em julho deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a implementar um novo sistema voltado a acelerar os processos da Fila de espera do INSS. A partir disso, agora o INSS libera um benefício automático sem precisar se preocupar em esperar para começar a receber os pagamentos.

Verifique a seguir como é o sistema, e como ele funcionará.

Novo sistema facilita a aprovação do auxílio-doença 

INSS libera novo benefício automático, conheça!
INSS libera novo benefício automático, conheça! (Fonte: Edição/Jornal JF)

Em meados deste ano, no mês de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a implementar um novo sistema, mais conhecido como Atestmed. Ele funcionará em larga escala, permitindo que os beneficiários do auxílio-doença solicitem o benefício previdenciário online.

A partir disso, com este novo processo, os beneficiários poderão encaminhar os documentos digitalizados, que um médico perito do INSS irá validar os mesmo remotamente. Dessa forma, caso os documentos enviados remotamente não sejam suficientes, uma perícia presencial pode ser solicitada para concessão do auxílio-doença e o INSS libera benefício de forma automática.

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Além disso, os trabalhadores que não tenham acesso à internet, podem comparecer às agências em busca de suporte para dar entrada ao requerimento.

Nesse sentido, apenas no primeiro dia de disponibilidade do sistema, mais de 375 pessoas buscaram o serviço em todo o país. Assim, não é mais necessário realizar login por meio do portal Gov.br para solicitar o auxílio-doença, o que permite que o auxílio seja solicitado diretamente na página inicial do Meu INSS.

Sendo assim, os segurados poderão continuar solicitando o auxílio-doença por conta própria, mas agora usando o novo sistema Atestmed. No primeiro dia mesmo em que a nova opção foi ao ar, houve um total de 5.767 pedidos, incluindo os feitos presencialmente e por meio do Meu INSS.

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Documentação obrigatória para o auxílio-doença

  • Número do CPF.

Se for procurador ou representante legal:

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  • Procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular; 
  • Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Novo formato de solicitação do auxílio-doença 

Até pouco tempo para solicitar o benefício do auxílio-doença, o trabalhador precisaria acessar a conta Gov.br, e ser nível bronze, prata ou ouro. Após a alteração, as exigências mudaram, confira:

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  • Agora a solicitação é feita na página inicial do Meu INSS, sem necessidade de login e senha;
  • A autenticação dos usuários no Meu INSS será feita por meio da validação do nome completo e CPF a partir da base de dados da Receita Federal;
  • Além disso, a portaria do INSS e do MPS autoriza que os servidores das agências do INSS também possam auxiliar os segurados sem acesso à internet, já que os níveis de segurança do sistema do Governo Federal com uso de login e senha serão dispensados;
  • Quem recorrer ao site ou ao app Meu INSS já vai encontrar as mudanças. Mas o serviço nas agências será via agendamento. As datas, porém, não foram divulgadas. 

Veja o passo a passo para solicitar o benefício:

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  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo para Android e iOS;
  2. Na página inicial, selecione “Pedir benefício por incapacidade”;
  3. Em seguida, preencha com nome, CPF e data de nascimento;
  4. Marque a opção “Não sou um robô” e continue;
  5. Selecione “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e clique em “ciente”;
  6. Vai aparecer a seguinte informação: “Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS”. Selecione “Avançar”;
  7. Confira os dados que vão aparecer na tela e selecione se foi acidente de trabalho ou não. Mas atenção: benefício por acidente de trabalho ainda não está habilitado para o uso do Atestmed;
  8. Em seguida virá a seguinte a orientação do que deve constar no atestado médico ou odontológico: nome do profissional CRM/CRO/RMS, identificação da doença e prazo de afastamento;
  9. Anexe os documentos (identidade e documentação médica) clicando no “+”; e
  10. Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido.

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